Janete Riva e Toninho do Glória |
Com o objetivo de debater “Políticas Públicas de Combate a Pedofilia”, o vereador Toninho do Glória (PV) realizou a audiência em Várzea Grande para discutir o assunto. Participaram do evento alunos de 13 escolas da rede municipal e estadual de ensino – que assistiram à palestra da coordenadora da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa (AL/MT), Janete Riva.
Toninho fez a abertura da audiência e disse que a pedofilia é um dos males da humanidade nos dias de hoje. Ele lamentou o fato de a ciência ainda não ter conseguido explicar a origem deste “mal perverso" que assola as crianças e os adolescentes de todas as classes sociais.
Embora a pedofilia seja definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença, distúrbio psicológico e desvio sexual, o vereador acrescentou que “nem mesmo com os avanços da ciência há uma explicação para as causas deste distúrbio, que - pouco a pouco - vem destruindo a ingenuidade das crianças”.
Ele lamentou ainda o índice de violência e as cenas degradantes apontadas nos meios de comunicação. “Pais matam filhos, filhos matam pais, idosos são cruelmente agredidos, crianças vítimas de violência sexual, maus-tratos e mulheres entregues a ira de seus companheiros”. E finalizou conclamando a sociedade para enfrentar o problema, incentivando as denúncias de todos os tipos de violência. “Vamos nos unir para vencer este mal que persegue nossas crianças e adolescentes. Enquanto o bem for tímido, o mal vai prevalecer. Vamos cada um de nós fazer nossa parte”.
Palestrante - Janete Riva destacou a importância do evento, e, principalmente, por reunir crianças e adolescentes alvos dos pedófilos. Ela disse que é fundamental a participação de todas as autoridades para enfrentar o problema - e lamentou que só agora Várzea Grande tivesse realizado audiência para discutir o assunto. “Antes tarde do nunca”, ressaltou a palestrante que parabenizou o vereador propositor da audiência pela iniciativa e pelo trabalho que vem desenvolvendo na área social.
Janete demonstrou os índices de pedofilia registrados nos últimos meses no Estado - e lembrou de vários casos que ocorreram em Várzea Grande. E segundo o gráfico apontado por ela, a maioria dos casos de abusos é praticada por um membro da família ou por alguém bem próximo da criança. Ela ainda enfatizou a importância de denunciar os abusos – uma vez que o prejuízo para a acriança abusada sexualmente, não é apenas físico, mas psicológico. “A criança precisará de apoio psicológico, pois vai carregar o trauma pro resto de sua vida”, lembrou.
A coordenadora da Sala da Mulher foi agraciada com a “Moção de Congratulações”, de autoria de Toninho do Glória e aprovada por unanimidade pelos parlamentares várzea-grandenses.
O secretário de Promoção Social, vereador licenciado, Wilton Coelho – o Wiltinho – destacou a importância da audiência e contou que tem presenciado declarações lamentáveis e tristes de casos de pedofilia em sua pasta e no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, que é vinculado a sua pasta. “Temos presenciado casos que nos deixa estarrecidos pela crueldade com que é praticado contra nossas crianças, aqui em nosso município”, relatou Wiltinho.
Embora o tema seja relevante, poucas autoridades compareceram ao evento. Dos 13 vereadores do município, apenas quatro, além de Toninho do Glória, Chico Curvo (DEM), Izabela Guimarães (DEM), Fábio Saad (PTC) e Hilton Gusmão que chegou ao final do evento. Os professores das escolas presentes e o secretário de Promoção Social, Wiltinho.
por Rojane Marta / Assessoriahttp://www.vgnoticias.com.br/noticia.php?codigo=6986
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com