Santa Casa é subaproveitada pela Prefeitura, diz Lúdio

Secretaria de Saúde dificulta ampliação de contratos com a unidade sanitária

MidiaNews
Clique para ampliar 
Lúdio diz que é preciso potencializar o papel da Santa Casa no SUS de Cuiabá
DA REDAÇÃO
O candidato a prefeito Lúdio Cabral (PT) e seu candidato a vice pela coligação “Cuiabá, Mato Grosso, Brasil”, Francisco Faiad (PMDB), visitaram, nesta quarta-feira (25) a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.
Com 190 anos de fundação, a Santa Casa é hoje referência em atendimento de média e alta complexidade e o maior hospital cirúrgico do Estado, porém está sendo subutilizada pela Prefeitura Municipal, segundo explicou o próprio diretor geral da unidade, médico Luis Felipe Sabóia.
A Santa Casa vem encontrando dificuldades para manter e ampliar os contratos com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visando a aumentar a oferta de atendimentos.
Capacidade para isso, o hospital tem, porém, de acordo com Sabóia “o município quer reduzir os atendimentos de alta complexidade na Santa Casa”.
Essa decisão tem deixado o médico preocupado, principalmente com relação aos pacientes graves, como os portadores de câncer, por exemplo, que não podem esperar por atendimento.
“A política de saúde precisa se pautar pelo cuidado com as pessoas e isso não vem acontecendo. Esperamos que o próximo prefeito veja a Santa Casa como uma unidade do SUS, que volte os olhos para ela e não para os hospitais privados. Queremos ser vistos pela nossa eficiência”, afirma o diretor.
Sabóia garante que a Santa Casa tem capacidade de incrementar em até 90% o volume de atendimentos. E, cita como exemplo a ala de Pediatria, que conta com 64 leitos - dos quais 9 são de UTI neonatal e 10 de UTI pediátrica -, muitos dos quais permanecem ociosos grande parte do ano e que poderiam absorver a demanda crescente do Pronto Socorro Municipal, que  não possui ala pediátrica e atende de forma precária nesse setor.
Com 10 salas de cirurgia, a Santa Casa realiza em média de25 a 35 procedimentos cirúrgicos por dia. Somente com procedimento de hemodiálise, atende atualmente 100 pessoas, capacidade que poderia ser dobrada, bastando para isso reorganizar o sistema de saúde, encaminhando pacientes para a unidade,que conta ainda com laboratório, banco de sangue e que receberá em breve um tomógrafo.
Lúdio Cabral, que é medico formado pela UFMT, revelou que fez os primeiros meses de residência médica com pacientes nas enfermarias da Santa Casa, ressaltou a importância histórica do hospital para o SUS, em Cuiabá.
Também lembrou que o Ministério da Saúde ampliou os repasses para a saúde municipal em mais de R$ 5 milhões por mês, exatamente para o custeio do atendimento de média e alta complexidade.
“Não tem sentido o município reduzir o contrato com a Santa Casa, se há mais recursos disponíveis hoje para Cuiabá investir na saúde. É, no mínimo, uma falta de responsabilidade abrir mão do potencial que esse hospital tem justamente num momento em que a saúde pública passa por uma crise sem precedentes. Temos que aproveitar essa oportunidade para   potencializar o seu papel no SUS municipal”, completa Lúdio.
Mídia News

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com