|
Cabral apresentou ontem a primeira versão do plano de governo de sua coligação |
|
KAMILA ARRUDA
Da ReportagemO candidato a prefeito de Cuiabá pelo PT, vereador Lúdio Cabral, classificou como “eleitoreiras” as críticas de seus adversários Carlos Brito (PSD) e Mauro Mendes (PSB) a respeito do novo modal de transporte a ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande para a Copa do Mundo de 2014, o Veículo Leve sobre Trilhos (VTL).
Segundo ele, as declarações de seus oponentes com relação ao VLT são, no mínimo, contraditórias, uma vez que foram feitas em um evento onde foi firmado um pacto em prol da sustentabilidade.
“Quem critica o VLT com preocupação eleitoral está cometendo um erro enorme, está preocupado apenas com as eleições e em criticar o governo do Estado e o governo federal. As críticas do Carlos Brito e do Mauro Mendes ou foram eleitoreiras ou demonstram desconhecimento da importância que o VLT tem para a mudança da nossa sociedade. Utilizar o argumento de que foi utilizado, em um evento em que assinaram uma carta para garantir a sustentabilidade, é uma contradição enorme”.
O petista acredita que a implantação do novo modal poderá ajudar na questão da sustentabilidade.
“Apenas 15% ou 20% das linhas de ônibus que atuam hoje na cidade devem continuar operando com a implantação do VLT. Isso produz economia para a cidade e ainda ajuda muito na questão da sustentabilidade”.
Com relação à tarifa, fator mais criticado pelos candidatos socialista e social-democrata, Lúdio afirma que esteve com a equipe técnica da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e saiu convicto de que não haverá elevação na taxa.
“O fato de o Estado arcar com o investimento para materializar a obra significa que quem for operar o VLT não terá que reverter na tarifa o investimento que foi feito na construção. Os estudos que a Secopa está fazendo, inclusive, apontam para redução da tarifa do transporte coletivo”.
Além disso, o parlamentar defende que haja maior interatividade entre os executivos Municipal e Estadual. De acordo com ele, o município não tem cumprido com seu papel, pois não tem contribuído para a agilidade das obras da Copa.
“Temos que fazer a nossa contribuição, arcar com a nossa parcela de responsabilidade, que é, a partir do VLT, reorganizar todo o trânsito e transporte coletivo na cidade, que são de responsabilidade do município. Com isso, vamos ter uma realidade nova, inclusive com uma gestão nova para esse modal. O VLT vai permitir a materialização da ideia de metrópole”.
As declarações do petista foram dadas durante apresentação de seu plano de governo para a imprensa na manhã de ontem (27).
Segundo Lúdio, esta é apenas a primeira versão do documento, uma vez que está em fase de diálogo com a população e pretende inserir sugestões populares.
“As mudanças que precisam acontecer em Cuiabá só vão acontecer se construirmos uma gestão de mobilização da consciência e da energia das pessoas”.
O parlamentar afirma que seu modelo de gestão está baseado em três princípios básicos: “ressignificação” do poder público e participação popular, controle social e gestão mobilizadora das pessoas. Estes, entretanto, abrangem dez áreas distintas, onde a saúde pública é a principal. |
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com