Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, projeto de lei de autoria do presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo a Criança, ao Adolescente e ao Idoso, deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), que institui o alerta emergencial para recuperação rápida de crianças e adolescentes desaparecidas no Estado.
O deputado explica que o alerta que a proposta se refere tem objetivo de acelerar o procedimento de recuperação através dos veículos de comunicação. “As empresas de rádio e televisão e sítios de órgãos do Estado na internet deverão divulgar alerta com nome e imagens das vitimas desaparecidas, retrato falado, números de telefone e endereços eletrônicos para receber informações”, apontou.
De acordo com o patrono da propositura esse alerta é fundamental, visto que as primeiras 24 horas após o desaparecimento são decisivas para a localização, uma vez que o seqüestrador pode se afastar do local do rapto.
O presidente de Direitos Humanos pontua que o procedimento atenderá algumas condições como: consentimento dos pais; confirmação do rapto, o real perigo para a integridade física ou a vida da vítima; informações e elementos que permitam localizar a criança ou seu raptor, e a vítima deve ser menor de idade.
Durante pronunciamento na tribuna, Emanuel disse que proposta tem duplo objetivo: facilitar a busca e a localização de criança e adolescentes desaparecidos e auxiliar na prevenção e no combate ao crime de exploração sexual.
Para o autor a violência das ruas também contribui para aumentar as estatísticas. “Esses motivos também favorecem o desaparecimento, repercutindo a violência social e essa violência social algumas vezes está associada à droga”, enfatizou.
Segundo o parlamentar no Brasil, não há dados concretos de desaparecidos, porém, informou que de acordo com o Ministério da Justiça, estima-se que de 10% a 15% das 40 mil ocorrências registradas ficam sem solução ou demoram tempo demais para serem resolvidas.
FONTE : Vania Costa - Assessoria de Imprensa






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com