Ônibus de Várzea Grande vai fazer alerta sobre pedofilia


Os ônibus do transporte coletivo podem ganhar placas informativas, contendo mensagens sobre prevenção e combate à pedofilia e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes.
 

Elas também devem ter o número do disque-denúncia, o Disque 100 e 197. O objetivo do presidente da ONG MT Contra a Pedofilia, vereador Toninho do Gloria líder do(PV), autor do projeto, em análise pelas comissões permanentes da Casa, é ampliar as ações de combate a este tipo de crime, aumentando a rede de proteção.

“A informação e conscientização são importantes armas contra aqueles que assediam as crianças”, diz Toninho do Gloria.

A placa deve ter dimensões mínimas de 0,50m x 0,30m, ser legível e afixada em locais de fácil visualização ao público em geral. Nos veículos que possuam áudio, deverão ser inseridas na programação mensagens sobre o assunto e a existência do Disque 100 e 197.

 E, nas vans, o projeto prevê a colocação de adesivos que sejam visualizados de dentro e fora, inclusive em veículos do transporte escolar.

 Dados apontam que 80% dos casos ocorrem entre crianças de 2 a 10 anos de idade. No Brasil, a cada oito minutos uma criança é abusada. Em 2008, foram registrados 32.588 denúncias.

 Em Cuiabá e Várzea Grande, dados da Delegacia de Defesa da Criança e do Adolescente (Dedica) mostram que em 2008 foram 734 ocorrências de crimes contra menores de 18 anos.
Já no primeiro semestre de 2009, este número subiu para 907, dos quais, em média, 40% das ocorrências dizem respeito a crimes de abusos e exploração sexual contra o menor.

 Toninho do Gloria também é autor de projeto que obriga a colocação de cartazes sobre a luta contra a pedofilia e ao abuso sexual de crianças e adolescentes nas repartições públicas e autarquias federais, estaduais e municipais na cidade.