Na OAB, Lúdio se compromete a reimplantar os polêmicos radares eletrônicos em Cuiabá


Impopular e taxada como “indústria da multa”, a implantação dos radares medidores de velocidade foi anunciada como medida necessária para o que o petista classificou de o segundo pior trânsito das capitais

RENÊ DIÓZ
O candidato petista à Prefeitura de Cuiabá, Lúdio Cabral (PT), assumiu o compromisso de reimplantar os polêmicos radares eletrônicos no trânsito de Cuiabá caso seja eleito a fim de reduzir o alto número de acidentes por excesso de velocidade. A proposta foi um dos temas durante encontro com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB/MT), Cláudio Stábile, na tarde desta segunda-feira (23).

Impopular e taxada como “indústria da multa”, a implantação dos radares medidores de velocidade, que funcionaram pela última vez na Capital até 2002, foi anunciada como uma medida necessária para o que classificou de o segundo pior trânsito das capitais do país. “Cuiabá vive problemas crônicos e precisa de medidas como essa. São do interesse da população”, resumiu Lúdio, questionado se não estava encarando um compromisso “espinhoso”.
O trânsito de fato é um dos temas mais controversos e de maior interesse da população atualmente, mas a dificuldade para se tocar no assunto dos radares decorre do trauma vivido pelos bolsos da população cuiabana durante o curto período em que os radares funcionaram na cidade, gerando multas em massa – muitas vezes descabidas.
Para se ter uma noção, o retorno dos aparelhos já havia sido cogitado em 2007 a fim de prevenir os acidentes, mas uma pesquisa de opinião encomendada pelo Detran constatou que 59,6% dos cuiabanos rejeitavam a ideia de pronto.
Mayke Toscano/HiperNotícias
Candidato Lúdio Cabral (PT) e o vice Francisco Faiad (PMDB) entregam programa de governo para o presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile

Em 2010 o prefeito Chico Galindo (PTB) chegou a anunciar a volta dos aparelhos, mas sem data para se efetivar – e o assunto acabou esquecido. Cuiabá e Boa Vista (RR) são as únicas capitais desprovidas do sistema no Brasil. “Não é indústria de multa, é para prevenção. Só se distorceu a questão dos radares em Cuiabá por falta de controle público sobre eles. Houve uma apropriação político-eleitoral desse tema”, sustentou Lúdio ao lado do candidato a vice-prefeito, Francisco Faiad (PMDB).
Além do uso dos radares, Lúdio defendeu a implantação, em Cuiabá, de um modelo de gestão do tráfego urbano por meio de uma empresa pública, tal como ocorre em Belo Horizonte com a premiada BH Trans, serviço este que conta com monitoramento em tempo real do fluxo de veículos e gestão integrada de táxis, transporte coletivo e convencional.
Sobre a verba necessária para tantas pretensões no trânsito, Lúdio explicou que durante anos o município tem negligenciado os fundos específicos dos vários aspectos da gestão, em especial dos do meio ambiente e do trânsito. Uma otimização na gestão desses fundos é fundamental para implementar as mudanças necessárias, argumentou.
“Em Cuiabá, há problemas que são resultado só disso [falta de gestão dos fundos específicos]. O município tem condições para implantar um modelo de revolução urbanística, com tecnologoia, mas submetido ao controle público”, declarou.
OAB
Depois de Lúdio Cabral, outros candidatos a prefeito devem buscar na OAB o apoio para a formulação de projetos de governo. Na próxima quarta-feira, o candidato do PSB, o empresário Mauro Mendes, visita a sede da Ordem às 16h. Os candidatos Guilherme Maluf (PSDB) e Carlos Brito (PSD) devem marcar reuniões com a presidência para a semana que vem. Ainda são aguardados agendamentros com os candidatos do PSOL e do PPL, procurador Mauro e Adolfo Grassi, respectivamente. A Ordem também inicia em breve negociações com as assessorias de todos os candidatos para realizar o tradicional debate eleitoral em setembro.


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