Maioria dos candidatos são comerciantes ou pecuaristas


Nayara Araújo

     A maioria dos 1.316 candidatos a vereador em todo Estado declararam ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a profissão de comerciante. São 736 profissionais do ramo que pleiteiam vaga no Legislativo, o equivalente a 55% do total. Em segundo lugar aparecem os agricultores, 651 candidatos a vereador. De todos os postulantes ao cargo, apenas 142 possuem ensino superior completo e 109 declararam ter cursado o ensino médio.
     As eleições deste ano surpreendem com a quantidade de donas de casa na disputa. As candidaturas ultrapassam as de empresários. São 526 mulheres que trabalham apenas em casa contra 434 donos de empresas. Entre as candidaturas femininas chama a atenção a de Shirley Pereira (PSC), única que declarou atuar como cobradora de ônibus. Ela tenta 1 das 25 vagas da Câmara de Cuiabá.
     A categoria dos cientistas sociais também só tem um representante: Veraldo Dias da Cruz (PP), de Santo Antônio do Leverger. O curioso, no entanto, é que ele possui uma estimativa de gastos para campanha inferior ao da socialista. Enquanto o progressista planeja investir R$ 50 mil, Shirley pode chegar a R$ 400 mil.
     Dentre as 367 candidaturas majoritárias, os homens se destacam. São 321 candidatos contra 46 candidatas. Dentre as profissões mais citadas, destaca-se a de pecuaristas, 20 declaram esta ocupação. O republicano João Malheiros ganha destaque por ser o único deputado estadual tentando o cargo de vice. Ele está ao lado de Mauro Mendes (PSB).
     Outros 5 parlamentares também entraram na disputa, mas para concorrer ao cargo de prefeito. Guilherme Maluf (PSDB), em Cuiabá; Nilson Santos (PMDB), em Colíder; Percival Muniz (PPS), em Rondonópolis; Walace Guimarães (PMDB), em Várzea Grande; e Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), em Barra do Garças.Ir para o Blog

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com