Investigadores fazem buscas na casa e nos escritórios de Sarkozy

Inquérito busca provas sobre suposto financiamento ilegal da herdeira da L'Oreal

DO IG
nvestigadores franceses fizeram buscas na casa e nos escritórios do ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy, nesta terça-feira, como parte de um inquérito sobre suposto financiamento ilegal da campanha presidencial de 2007 pela herdeira da marca de cosméticos L’Oreal, Liliane Bettencourt, a mulher mais rica da França. O juiz Jean-Michel Gentil e outros investigadores da unidade de crimes financeiros de Paris conduziram as buscas na casa e escritórios de Sarkozy, de acordo com um oficial que falou em condição de anonimato porque não estava autorizado a se pronunciar sobre o andamento da investigação.Messagens deixadas com assessores de Sarkozy sobre as buscas não foram retornadas ainda. De acordo com a agência France Presse, o advogado de Sarkozy, Thierry Herzog, disse que o ex-presidente francês encontra-se no Canadá com a família.
Em 2010, um contador da herdeira da L’Oreal disse que Liliane Bettencourt havia dado 50 mil euros (cerca de R$ 125.165) em dinheiro no ano de 2007 ao tesoureiro do partido do ex-presidente para a campanha eleitoral. Na França, o limite legal para doações individuais é de 4,6 mil euros (R$ 11.515). As evidências mostram que parte do dinheiro recebido por Sarkozy para a campanha não foi declarada. O ex-presidente, no entanto, nega.
O caso traz à tona também o debate sobre a liberdade de imprensa. O jornal francês Le Monde entrou com uma ação judicial na qual acusa o escritório de Sarkozy de usar serviços de inteligência para identificar a fonte que vazou as informações sobre a investigação. O escritório de Sarkozy argumenta nunca ter dado tais instruções a uma agencia de inteligência.
Problemas sobre financiamento ilegal de campanha ameaçam Sarkozy desde que ele perdeu as últimas eleições presidenciais para o socialista François Hollande, em maio. Sarkozy, que perdeu sua imunidade presidencial em 15 de junho, nega quaisquer irregularidades.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com