Documentários sobre política serão exibidos gratuitamente em Cuiabá

Filmes fazem parte do projeto Imagens em Pauta, do Sesc Arsenal.
Produções abordam a desigualdade social em Brasília e em São Paulo.

Do G1 MT
Comente agora
Filme 'Maioria absoluta' aborda analfabetismo no Brasil. (Foto: Divulgação Sesc Arsenal)Filme 'Maioria absoluta' aborda analfabetismo no
Brasil. (Foto: Divulgação Sesc Arsenal)
Três documentários sobre política serão exibidos nesta terça-feira (24), às 19h no Sesc Arsenal em Cuiabá. A atração faz parte do projeto Imagens em Pauta, para promoção gratuita de filmes e divulgação cultural na capital mato-grossense. A entrada é gratuita e tem classificação indicativa de 12 anos.
De acordo com o Sesc, as produções que vão ser exibidas são os filmes 'Brasília, contradições de uma cidade nova' (1967), do diretor Joaquim Pedro de Andrade, 'Maioria Absoluta' (1964), com direção de Leon Hirzman, e 'Viramundo' (1964), de Geraldo Sarno.
Na primeira produção, filmada no final dos anos 60, a população presenciava o futuro da nova e recém construída capital do Brasil. Porém, depois de sete anos as injustiças sociais começavam a aparecer na região. 'Brasília' tem duração de 23 minutos.
Já em 'Maioria Absoluta', o filme faz um panorama sobre a questão do analfabetismo no Brasil da época, através de entrevistas, estatísticas e informações históricas. A produção tem 20 minutos de duração.
O último média-metragem, 'Viramundo', faz uma narrativa sobre a adaptação das pessoas que participaram do fluxo migratório do nordeste para São Paulo, na década de 60. O filme mostra a dificuldades de integração desses grupos na cidade grande e desenvolvida, marcada pelas questões industriais e tecnológicas. Os nordestinos procuravam melhores condições de emprego e condições de melhor a vida. A produção tem 37 minutos de duração.
O Sesc Arsenal fica localizado na Rua 13 de Junho, no bairro Porto, em Cuiabá, nos fundos do estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha. 
tópicos:

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com