Diretor do maior portal de combate a exploração sexual de MT destaca que a conscientização garante prevenção

Diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, João Batista de Oliveira, afirma que o envolvimento crescente da sociedade civil na luta contra o abuso sexual

As ações do Portal Todos Contra a Pedofilia MT que têm como objetivo alertar a sociedade para a necessidade de proteção contra a violência sexual.

Há três anos viajando pelo estado de MT com a Campanha MT de Mãos Dadas a Pedofilia, o diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, João Batista de Oliveira, comemora o envolvimento crescente da sociedade civil na luta contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. “Os índices de notificação desses crimes têm aumentado, o que demonstra claramente que as pessoas estão se conscientizando. Isso é fundamental para que o Estado, sobretudo, no atendimento a essas vítimas”, avalia.

Confira dicas de como identificar e prevenir o abuso sexual de crianças e adolescentes
Embora os casos de abuso sexual infanto-juvenil tenham raízes históricas e culturais, o diretor acredita que é totalmente possível impedir que eles aconteçam. “A melhor e mais eficaz arma de prevenção que nós temos é a informação. O pedófilo é, por natureza, covarde. Então, quando uma pessoa demonstra que está atenta à criança, ela inibe a ação do criminoso. Se os pais e demais familiares e os professores estiverem mais atentos à criança, ela está mais protegida”, garante.
A maioria dos abusos sexuais infanto-juvenis ocorre dentro do ambiente familiar, conforme demonstrado pelas denúncias registradas por meio do Disque Denúncia (Disque 100). Segundo o diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, foi observado ainda que entre a população de baixa renda é que ocorre a maior parte da exploração sexual de crianças e adolescentes, que são obrigadas pela própria família a se prostituírem ou, então, são até mesmo vendidas a aliciadores. "Mas precisamos ressaltar que este tipo de crime acontece em todas as classes, credos e níveis intelectuais: há vários casos de juízes, promotores, deputados, médicos e líderes religiosos que estupravam crianças de forma cotidiana", lembra.

"Volto a ressaltar que somente através do conhecimento e da educação podemos evitar que uma criança seja abusada sexualmente dentro da própria casa ou fora dela. Por isso a mobilização da sociedade é fundamental", insiste o diretor. Buscando atingir este objetivo, a campanha contempla a realização de palestras, seminários, passeatas e a distribuição de material educativo e de divulgação da campanha, como camisas, folders e adesivos. Além disso, é realizada a Maratona MT de Mãos Dadas Contra a Pedofilia que contam com a participação das autoridades de MT.

Muito famosos aderiram à campanha, como a secretaria Regina Kaezer de Cuiabá, primeira dama de Cuiabá, Norma Galindo,primeira dama do estado, Roseli Barbosa, Janete Riva, deputado José Riva, Chico Galindo,e varias outras autoridades do estado. Para conhecer mais detalhes do projeto acesse www.todoscontraapedofiliamt.com.br.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com