Cresce índice de abuso sexual contra crianças no Pará

Casos dobraram em relação ao mesmo período do ano passado.
Nova ação divulgará número para denúncias por mensagens de celular.

Do G1 PA
Comente agora
Uma campanha entre uma empresa de telefonia móvel e o Programa Pro paz, que atende crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual em Belém foi lançada nesta quinta-feira (26). Na ocasião, entidades ligadas ao combate a este tipo de crime divulgaram números sobre as ocorrências registradas: Nos seis primeiros meses de 2012 dobrou o número de casos de violência sexual contra menores no estado.
De janeiro a junho deste ano, 1.128 denúncias foram registradas pelo Pro paz, mais que o dobro dos 558 registros do mesmo período do ano passado. 80,5% das vítimas são meninas. Foram 378 casos de violência contra vítimas de 11 a 14 anos e outros 575 casos de abuso contra crianças de zero a 11 anos.
A nova parceria busca divulgar o número do disque denúncia e capacitar professores da rede pública para ajudar a identificar as agressões. "O crime é praticado entre quatro paredes, dentro do seio familiar, gerando um processo de silêncio. Uma situação que faz com que as famílias de calem para não se desestruturar", explica a delegada Simone Edoron.
A nova ação irá enviar mensagens pelos celulares divulgando o disque 100, número que recebe as denúncias de abuso. "Será apenas uma texto simples reafirmando que o disque 100 está a disposição para receber as denúncias", explica Maurício Santos, representante da empresa de telefonia.
No processo, a ajuda de professores deve ser reforçada. Eles devem receber capacitações sobre como reconhecer os casos e como encaminhar as vítimas para receber assistência.
"Por estarem cotidianamente observando as crianças, eles podem se tornar parceiros para esse processo. Eles podem identificar se as crianças estão mais tensas, se está mais calada ou se está com alguma marca no corpo. Os professores serão treinados a respeito dos instrumentais que atendem essas vítimas para saber como encaminhá-las dentro dessa estrutura, desta rede", explica Izabela Jatene, coordenadora do Pro paz.
Menina de 11 anos sofre abuso sexual de vizinho, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Foram 575 casos de violência contra crianças de zero a 11 anos e outros 378 contra vítimas de 11 a 14 anos. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com