O Esporte e o lazer merecem uma reflexão, mais que uma secretaria, um nome em debate ou instalações, são instrumentos para educar, integrar socialmente e promover saúde, bem-estar e qualidade de vida. E o papel do Governo do Estado de Mato Grosso é demonstrar grande lucidez ao elencá-los entre suas prioridades. Na condição de gestores deste processo, a proposta deve estar amplamente motivada para conduzir essa construção com o conjunto da sociedade.
O desafio do Governo do Estado é de criar e desenvolver uma política de estado para o esporte e o lazer, deve estar apoiado em uma base sólida “nos interesses da população”.
O objetivo do Esporte e Lazer, sobremaneira é cumprir os objetivos propostos, dentre os quais, a responsabilidade, é de realizar estudos comparativos, desenvolver metodologias e examinar como as políticas de esporte afetam a vida da sociedade.
Estamos convictos de que, com o esforço conjunto do poder público, entidades representativas do setor e a sociedade, avançaremos rumo à efetivação do esporte e do lazer como elementos de transformação social.
Trabalhamos na estruturação de um sistema que abrigue o esporte educacional, de rendimento e de participação e que observe o lazer como atividade indispensável.
Neste contexto, sugiro ao Estado debater amplamente a construção de uma política pública para e com a comunidade.
Preocupo-me com meus conterrâneos, por isso, faço alguns apontamentos: criar e viabilizar o “Programa Cidadão 2014”, a ser desenvolvido nas escolas estaduais, em parceria com a iniciativa privada, com a finalidade de estabelecer escolas de futebol aliado a instrução formal incentivando os destaques por meio de bolsas e convênios; ampliar os programas “Bolsa Atleta”, “Caminhando para uma Vida Saudável” e o programa “Segundo Tempo na Comunidade”; garantir recursos públicos e fomentar políticas de parceria com iniciativa privada para atletas; criar espaços e adquirir equipamentos de esporte e lazer; estimular o diagnóstico da diferença e importância do esporte escolar com esporte comunitário; instituir e viabilizar políticas públicas desportivas para as minorias; a organização de pólos regionais para o desenvolvimento do esporte; incentivo à prática da educação física na escola e à capacitação de profissionais na área de educação física, além da ampliação de atividades de inclusão para pessoas com deficiência, altas habilidades e surdos.
E com a iminência da realização em nosso Estado da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas 2016 no Brasil, é propulsora de um novo momento para o esporte, para a valorização de talentos esportistas que nosso Estado tem, sendo assim, um novo momento para o fortalecimento da Secretaria de Esporte e do Lazer do Estado de Mato Grosso.
O legado de um evento da grandiosidade de uma Copa do Mundo é imensurável. Tanto as cidades que sediarão jogos, caso de Cuiabá, quanto as que receberão seleções para treinamentos, certamente vão experimentar avanços fantásticos em sua infraestrutura, com base nas determinações do caderno de encargos da FIFA.
Meio ambiente, logística, telecomunicações, segurança e saúde pública são alguns dos setores a serem diretamente beneficiados. A destacar ainda a qualificação de recursos humanos e voluntariado, que atuarão no contato direto com turistas e visitantes.
Vislumbramos um legado não apenas físico. Queremos provocar um verdadeiro despertar esportivo e cultural, promovendo uma real integração e aquecendo nosso espírito vencedor. Em compasso com as ações estruturais e de qualificação, é possível criar formas de envolver a sociedade.
Entretanto, não poderíamos desperdiçar uma oportunidade ímpar como o maior evento mundial, para apresentar ao mundo nossas muitas ações e, principalmente, demonstrar à sociedade as diversidades mato-grossenses.
A intenção do legislativo é junto ao espaço do Governo, trabalhar na divulgação do megaevento e realizar muitas ações de prospecção.
Acredito que a Secretaria de Esportes e Lazer, sob o comando do secretário Antônio Azambuja (PP), está evoluindo a cada dia e precisa ser fortalecida, a fim de emplacar com êxito os preparativos esportivos da pasta. Estamos nos preparando para um evento mundial, e a pasta de Esporte e Lazer é fundamental. Somos sede da Copa, temos que aproveitar todos os instrumentos administrativos que dispomos para avançar.
Emanuel Pinheiro graduou-se em Direito, no Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), especializando-se em Direito Administrativo, é professor de Direito Constitucional e está no cargo de deputado estadual por Mato Grosso.
FONTE : Por Emanuel Pinheiro






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com