Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realiza VI Seminário de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A programação contou, na parte da manhã, com apresentações artísticas, momento devocional, e palestras
O auditório lotado provou que a comunidade tem se preocupado com a proteção integral de crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual. Agentes de saúde, alunos de escolas públicas municipais e estaduais, advogados, médicos, representantes da Defensoria Pública do Tocantins, do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, servidores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Promotor da Infância e Juventude, Dr. Delveaux Prudente Júnior. Todos envolvidos em prol de uma causa pesada, mas nobre.

A Prefeitura de Porto Nacional através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e CREAS realizaram durante todo o dia dessa terça-feira, 19, o VI Seminário de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A programação contou, na parte da manhã, com apresentações artísticas, momento devocional, e palestras sobre “Avaliação Psicossocial em Situações de Suspeita de Violência Sexual Contra Crianças e Adolescente” e “Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes: Defesa e Responsabilização”. Os temas foram ministrados, respectivamente, pelos palestrantes Jonatha Rospide Nunes, Psicólogo, e por Danilo Frasseto Michelini, Defensor Público. 

A aluna do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de seis anos, Amanda Lira Moreno cantou louvor a Deus pedindo proteção. 

No período da tarde houve apresentações artísticas com os Tambores do Tocantins, desfile temático de Combate à Exploração Infantil, apresentações lúdicas e musicais e palestras sobre “Políticas Públicas de Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente” e “Sinais de Violência Sexual em Crianças e Adolescentes”. Os temas foram abordados, respectivamente, por Eraldo Sousa Oliveira, coordenador do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) Palmas e por Zelma Moreira Penha, Assistente Social do Hospital e Maternidade Dona Regina, também em Palmas.

A programação foi encerrada com a Marcha Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Para Dr. Delveaux Prudente Júnior o importante é prevenir. “Abusar sexualmente de crianças e adolescentes é um crime de natureza gravíssima e inadmissível. Devemos ter um olhar mais sensível para estas pessoas vulneráveis e fazer cumprir a lei para o agressor”, destacou o jurista.

Conforme a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Lílian Martins e a secretária municipal de Administração, Lílian Botelho, que representou a Prefeita Teresa Martins, o Município está fazendo a sua parte, empreendendo políticas públicas de proteção integral à crianças e adolescentes, e cuidando daquelas que foram vítimas de abusos. “Nós não vamos parar por aqui. Devemos fazer muito mais por nossas crianças, mas não andamos sós. Precisamos do apoio da comunidade”, disse a representante da Prefeita.

Foram distribuídos folders informativos sobre os locais e contatos para denúncias. São eles: safernet - combate à pornografia infantil na internet, no Brasil (www.safernet.org.br); Disque 100 ou o e-mail: disquedenuncia@sedh.gov.br; Polícias Militar, Federal ou Rodoviária Federal; Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos: www.denunciar.org.br; Disque 190; Promotoria de Justiça da Infância e Juventude; Delegacias comuns ou especializadas em crimes contra crianças e adolescentes e Conselho Tutelar. 


Foto: Dornil Sobrinho           Fonte: Meire Almeida           Postador: Surgiu Redação 

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com