A SAS (Secretaria Municipal de Políticas Públicas e Ações Sociais e Cidadania) realiza nesta terça-feira (12.06), na Capital, mobilização para marcar o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. As ações acontecem desde as 8 horas, na avenida Afonso Pena, esquina rua 14 de Julho, com distribuíção de cataventos, símbolo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Este ano, a campanha tem como tema “Vamos acabar com o trabalho infantil em defesa dos direitos humanos e justiça social”.
Além de coordenadores e técnicos das unidades de assistência social da prefeitura (Cras, Creas e Unidas) participam também das ações representantes das áreas da saúde, dos direitos humanos, do Conselhos Tutelares, do trabalho, entre outros componentes da Rede de Proteção. Com a campanha, a intenção é conscientizar a sociedade da necessidade imediata de prevenir e erradicar o trabalho infantil, com foco especial no trabalho agrícola, o trabalho doméstico e a exploração sexual comercial, convocando a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A iniciativa pretende chamar ainda a atenção para a prevenção ao trabalho precoce e proteção ao adolescente trabalhador.
Ao longo deste mês, a Sas vai realizar palestras nos Centros de Referência em Assistência Social Norte, Sul e Centro para promover ações com o intuito de divulgar, informar e discutir a problemática do trabalho infanto-juvenil em Campo Grande. Entre os assuntos, estará sendo feita a discussão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O Peti tem como objetivo retirar crianças e adolescentes (com idade máxima de 16 anos) do trabalho, proporcionando-lhes o reconhecimento como pessoas com direito ao acesso à educação, saúde, entre outros.
De acordo com a programação, as palestras acontecem a partir desta quinta-feira (14.06), às 14 horas no Creas-Centro, no dia 21, nos Crea-Norte e no dia 28, no Creas-centro. Os encontros são direcionados aos adolescentes e suas famílias.
São parceiros nas ações da Sas nesta campanha, a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Comcex (Comissão Municipal de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes), Cometi (Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, Secretaria de Estado de Saúde, Delegacia Regional do Trabalho-MTE e o Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
-----------
Serviço:
CREAS Sul: R. Arquiteto Vila Nova Artigas, S/N, Aero Rancho
CREAS Centro: R. Antonio Mario Coelho, 283 A – Vila Planalto
CREAS Norte: R. São João Bosco, 49 – Monte Castelo
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com