TEIXEIRA DE FREITAS- O dia 18 de Maio é nacionalmente reservado para o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de crianças e adolescentes. Neste ano a Comissão de enfrentamento de Teixeira de Freitas realizou ações durante todo o mês. O encerramento das atividades se deu no último dia do mês , com uma mesa redonda na Câmara Municipal com a participação de psicólogas, assistentes sociais, advogada e técnicas do Creas.
Os dados desta violência em Teixeira de Freitas justificam a intensificação da luta. Em 2011 o Centro de Referência Especializado (Creas) de Teixeira de Freitas atendeu a 101 casos de crianças ou adolescentes vítimas de situações de abuso e exploração sexual, uma média de 8,4 ocorrências ao mês. Informações do próprio Creas e também do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdeca), alertam para o fato de muitos casos continuarem sem denúncia.
O quadro nacional de abuso e exploração ainda é dramático. Dados do disque denúncia, o Disque 100, indicam que, desde maio de 2003 até março de 2011, foram feitas mais de 63 mil denúncias de abuso. A Bahia é o estado que mais registra ligações, com 7.708 denúncias. Apesar dos números elevados os colaboradores do Creas e o Comdeca, avaliam as estatísticas com otimismo, como revela a fala do presidente do Comdeca: “esses números revelam que o grau de conscientização popular está elevado, graças a isso as pessoas estão perdendo o medo de denunciar”, comemora ele.
Em meio a essa luta destacou-se, em Teixeira de Freitas a figura do vereador Edinaldo Rezende (PT). Ele participou da maioria dos eventos promovidos pela Comissão de Enfrentamento e, aproveitando o mês de Maio, apresentou o projeto de lei que pretende instituir no município uma semana inteira de luta e conscientização em defesa das crianças e adolescentes.
Vereador em evento
O PL, ainda em tramitação, prevê que durante esta semana, serão realizadas apresentações, palestras, fóruns, seminários, audiências e conferências no intuito de educar pais e filhos a se prevenirem e a lutarem contra essa violência. Além disso, Edinaldo, no dia 4 de junho, viajou para Salvador a fim de participar da 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A Conferência Estadual está sendo realizada no centro de Convenções da Bahia e tem como tema: “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes”.
Por: Michele Ribeiro
Em 2011 Creas atenteu 101 casos de abuso ou exploração sexual contra menores
junho 06, 2012
No comments






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com