Na Capital de Mato Grosso Luis Claudio

Portal aponta Secretário Governo disparado o melhor secretário da gestão Emanuel Pinheiro

PREFEITO DE CUIABÁ EMANUEL PINHEIRO

E a Primeira-dama Marcia Pinheiro recebem homenagem de portal de referência nacional por ações em prol das mulheres e famílias março.

CUIABÁ: Atuantes na vacinação da COVID-19 são homenageados pelo portal em defesa dos Direitos Humanos

Profissionais de outros setores da saúde do município também serão agraciados com comendas

Aponta Márcia Pinheiro como a primeira – dama mais atuante na história de Cuiabá

Mato Grosso - Pesquisa do Portal Vida e Direitos Humanos

Fazendo a Diferença: Marcia Pinheiro primeira-dama de Cuiabá é destaque nacional, Em SP anuncia R$ 1.212 para órfãos do feminicídio

Diploma Ruth Cardoso será entregue a Marcia Pinheiro, juíza Amini Haddad,desembargadora Maria Erotides e a líderes pela luta pelos direitos da mulher.

Portal Todos Contra a Pedofilia dispõe de espaço para denúncias de crimes contra jovens




O portal Todos Contra a Pedofilia MT já dispõe de um novo meio de comunicação com a sociedade por meio da internet. Por meio do portal acessado através do http://www.todoscontraapedofiliamt.com.br/qualquer pessoa poderá fornecer informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos ou ainda fazer denúncias de crimes contra jovens. No ar desde a semana passada, o novo serviço online possibilita aos cidadãos acesso a informações sobre as principais funções da ONG MT Contra a Pedofilia e do portal Todos Contra a Pedofilia MT e formas de entrar em contato. Também permite ver imagens de crianças e adolescentes desaparecidos.

Ao clicar nas fotos disponíveis, haverá informações como nome, data do desaparecimento, características físicas e como denunciar o paradeiro da criança. Ainda, no portal Todos Contra a Pedofilia MT, as pessoas poderão obter informações sobre o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e poderão ainda mandar qualquer tipo de mensagem na seção Fale Conosco. Basta preencher os espaços com o nome, e-mail e assunto, e depois digitar, no campo de texto, a mensagem. Por fim, a mensagem deve ser enviada. O diretor do portal Todos Contra a Pedofilia MT, o novo presidente da ONG MT contra a pedofilia e atualmente diretor do portal Todos Contra a Pedofilia MT João Batista de Oliveira, explica que brevemente o portal conterá novidades em seu formato visual.

Da mesma forma, irá dispor também de informações sobre procurados por práticas de crimes contra crianças e adolescentes em Mato Grosso. O portal traz atualmente, na página inicial, a divulgação da Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida, que acontecerá de 25 a 31 de março, em todo país. A Semana foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, no último dia 4, para que sejam desenvolvidas atividades de promoção da busca e defesa de crianças desaparecidas no território nacional.

Deputado Riva e Janete Riva são os maiores expoentes de MT na luta contra a pedofilia, afirmou o novo presidente da ONG MT contra a pedofilia

Uma estatística vergonha: MT registra mais de 8 mil casos de abuso contra crianças e adolescentes em 2010,portal Todos Contra a Pedofilia MT pede apoio ao deputado Riva


Deputado Riva e Janete Riva são os maiores expoentes de MT
na luta contra a pedofilia




O novo presidente da ONG MT Contra a Pedofilia, João Batista de Oliveira, destacou que o presidente da Assembléia Legislativa do estado de Mato Grosso, deputado estadual José Riva e a sua  esposa Janete Riva,coordenadora da sala da mulher da Assembléia Legislativa do estado de Mato Grosso são os maiores expoentes da luta contra a pedofilia em MT, Batista assumiu a presidente da ONG MT contra a pedofilia no lugar do vereador várzeagrandense Antonio José de Oliveira (TONINHO DO GLORIA). 

João Batista afirmou durante entrevista que o deputado Riva e a sua Janete são ferrenho defensor de políticas públicas mais vigorosas de fortalecimento das famílias.

Para João Batista que responde pela direção do portal http://www.todoscontraapedofiliamt.com.br/ o processo acelerado de desconstrução da família brasileira é um dos principais responsáveis pelo surgimento de todo tipo de mazela social que hoje se dissemina pelo país, particularmente a dependência de drogas, a prostituição infanto-juvenil e a pedofilia que ultimamente tem ganhado contornos imensuráveis na vida social.  

Com Riva na presidência da Assembléia e Janete Riva na coordenação da Sala da Mulher da AL ao lado da competente jornalista e ativista na luta contra a pedofilia, Tânia Arantes, eles tem defendido a garantia de condições mínimas a todas as crianças e adolescentes, independentemente de sua origem social, nas áreas de saúde, educação, lazer e iniciação ao trabalho. Segundo João Batista, cabe ao Estado assegurar a todos, especialmente àqueles que iniciam a vida, condições equânimes para desenvolverem seus potenciais, o casal Riva tem realizado grandes ações em defesa das nossas crianças e adolescentes do nosso estado, voltando suas atenções principalmente para a defesa dos direitos de meninos e meninas e para a luta por um modelo de desenvolvimento mais justo para MT.

As estatísticas são alarmantes. Segundo o site http://www.todoscontraapedofiliamt.com.br/,que divulga ações de combate a exploração sexual e o combate a pedofilia,destacou que a cada 15 segundos uma criança é abusada no Brasil. Onde 80% dos casos de abuso intrafamiliar, ou seja, cometidos por algum membro da família da vítima.

A crueldade e a frieza dos pedófilos chegam a ser assustadora. Existem associações ativistas pró-pedofilia, que acreditam que a pedofilia não é uma doença, mas sim uma orientação sexual e que a sociedade deve reconhecê-la.

Emanados pelo sentimento de repúdio a essa atrocidade cometida contra as nossas crianças, e com o intuito de mobilizar as próprias crianças e adolescentes, além da sociedade e o governo como um todo, a ONG MT contra a pedofilia tem realizado a campanha MT de Mãos Dadas Contra a Pedofilia, para  difundir o tema para que todos estejam alerta e saibam a importância da denúncia no combate a esses crimes.
“MT registra mais de 8 mil casos de abuso contra crianças e adolescentes”

As unidades dos Centros Especializados de Referência da Assistência Social (Creas) de Mato Grosso registraram mais de 8.136 atendimentos nas 36 unidades existentes nos municípios do Estado no ano passado. A negligência ainda é a maior violação de direito registradas nas unidades públicas, seguida pelos casos de abuso sexual, violência psicológica, violência física e exploração sexual.


“Falta de Apoio Financeiro para manter os projetos da ONG”

A ONG questiona a falta de apoio de verbas para os programas desenvolvidos pelo portal Todos Contra a Pedofilia MT e pela ONG, que ampara e que luta em defesa das vítimas de exploração sexual. Segundo o diretor do portal, João Batista de Oliveira, sem o apoio para os programas, os jovens assistidos ficam sujeitos a novas manifestações de violência.

"Imagine você uma criança de três, cinco anos, ou até mesmo um adolescente abusado sexualmente. É uma pessoa que vive transtornada, desmotivada e sofre uma agressão sem tamanho. Não tem como explicar. Essa criança é uma vítima em potencial de todas as violências de todos os casos que se possa imaginar", relatou.

“Portal Todos Contra a Pedofilia MT”

O diretor do portal Todos Contra a Pedofilia MT, João Batista de Oliveira convida todas as empresas, câmaras municipais, Assembléia Legislativa do estado de Mato Grosso, prefeituras, AMM, UCMMAT, Secretaria Estadual de Comunicação na pessoa do Secretario Osmar Carvalho, Secretario Municipal de Comunicação de Cuiabá, Secretario de Comunicação da Assembléia Legislativa de MT Fábio Monteiro, Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande professora Zilda Pereira Leite de Campos, Roseli Barbosa, Janete Riva, para ser parceiro no combate a mãe do crime hediondo que é a pedofilia e destinar por meio de mídia ao portal enviar (BANNER) que é enviado para todos os sites jornalístico ou mesmo fazer uma contribuição voluntaria e ao mesmo tempo estará recebendo o selo Parceiro de Mãos Dadas Contra a Pedofilia”. O portal Todos Contra a Pedofilia MT assegura que a mídia destino ao portal Todos Contra a Pedofilia serão aplicadas, integralmente, em ações de combate e prevenção dos Crimes ou Violação aos Direitos Humanos na Internet (pornografia infantil, pedofilia, racismo, neonazismo, intolerância religiosa, apologia e incitação a crimes contra a vida, homofobia e maus tratos contra os animais).

Os recursos da destinação de mídia (BANNER) ao portal Todos Contra a Pedofilia MT são fundamentais para a manutenção e expansão das seguintes atividades:

Palestras e cursos para autoridades jurídicas e policiais
Denúncia Online
§ Atividades de orientação e educação
§ Oficinas e palestras para educadores, pais, crianças e adolescentes
§ Elaboração de materiais pedagógicos
§ Pesquisas
§ Divulgação e conscientização
§ Campanhas e eventos
§ Atualização e aperfeiçoamento do Portal
§ Escola de Mãos Dadas Contra a Pedofilia

§Jovens multiplicadores no combate á pedofilia




“A Escola de Mãos Dadas Contra a Pedofilia”
Projeto “A escola de mãos dadas contra a pedofilia” pretende unir toda a comunidade escolar no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Durante todo o ano letivo, as instituições de ensino públicas da cidade irão desenvolver ações relacionadas ao tema, conforme a realidade de cada uma. Os eventos serão destinados aos estudantes, familiares, equipes das escolas e demais integrantes da comunidade escolar.

As ações também visam orientar os adultos, principalmente os professores, sobre como abordar as vítimas e proceder ao constatar a violência. Para as crianças e adolescentes, a intenção é ensiná-las sobre como identificar, evitar e denunciar os criminosos.

Entre as atividades educativas, que incluirão esclarecimentos sobre a legislação e a rede de proteção à criança e ao adolescente, estarão palestras, fóruns, concursos de desenho, realização de espetáculos teatrais e musicais.

“Jovens serão chamados para serem multiplicadores no combate á pedofilia”


O projeto, chamado Juventude de Mãos Dadas Contra a Pedofilia vai escolher jovens que já participam de mobilizações para serem capacitados para trabalhar com essa questão 

O projeto visa estimular a participação dos próprios jovens nas ações de combate à violência sexual e pedofilia. O projeto, chamado Juventude - Todo Contra a Pedofilia vai escolher jovens que já participam de mobilizações para serem capacitados para trabalhar com essa questão.

A idéia é transformar esses jovens em multiplicadores de informação. "A idéia básica do projeto é estimular a formação de lideranças juvenis que possam contribuir de forma educativa, preventiva, no processo de sensibilização e conscientização de outros jovens para o enfrentamento dessa questão tão grave".

O projeto prevê a realização de oficinas de capacitação para os jovens e a aplicação de questionário para saber o que a juventude pensa sobre o tema. 

“Denúncia Online”

O serviço de Denúncia-Online do portal Todos Contra a Pedofilia MT revela uma situação muito preocupante sobre os casos de pedofilia.

 

Os crimes sexuais contra crianças e adolescentes são cada vez mais divulgados. Uma estatística vergonhosa: somente ano passado foram mais de 8 mil denuncias em MT. O que mais assusta é que a violência, na maior parte das vezes, está dentro de casa.

 

Os crimes de pedofilia são aqueles veiculados na internet. Gente que consome fotos e vídeos de crianças abusadas sexualmente. Nesse caso, o perfil do agressor é de pessoas com cerca de 40 anos que procuram sites e bate-papos relacionados. Em MT, o Denúncia Online http://www.todoscontraapedofiliamt.com.br/ criou um canal especifico para esse tipo de crime.

Importante é sempre estar atento às atitudes das crianças e dos adolescentes diante do computador ou de pessoas mais velhas. Desconfie sempre e, ao menor sinal de abuso sexual ou pedofilia, acione http://www.todoscontraapedofiliamt.com.br/ o Denúncia Online que é um canal especifico para esse tipo de crime.

 

Participe dessa luta Ajude a acabar com esse mal. Faça a sua parte. Não se cale. Lute contra a pedofilia! Enviar mídia ou contribuição voluntaria entre em contato no email movimentocontrapedofiliamt@gmail.com


Site Oficial do Combate a Pedofilia MT: http://www.todoscontraapedofiliamt.com.br/

Advogado acusado de pedofilia presta depoimento na DPCA

Por Valquíria Ferreira*
O advogado Airton José Sousa, de 46 anos, acusado de abusar um adolescente, prestou depoimento na tarde de ontem, na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), na Beira-Mar. O suspeito estava na companhia de dois advogados, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Erivelton Lago e Ricardo Azoubel.
O depoimento foi concedido à delegada Igliana de Freitas, durante toda à tarde de ontem. No entanto, o teor da conversa não foi revelado à imprensa.
Airton é suspeito de estuprar um garoto de 14 anos, no ano de 2010. Em depoimento, na DPCA, a vítima contou que, no ano passado, veio passar as férias na casa do advogado. E que, certo dia, foi chamado pelo acusado até seu escritório, com a desculpa de que havia um problema no computador. “Ele fechou a porta, me mostrou um vídeo pornô, mas saí correndo. Outro dia, Airton me chamou novamente, com a mesma desculpa; nessa ocasião, fui violentado”, revelou a vítima.
Airton José Sousa foi preso na noite de sexta-feira (23), em um parque de diversões, no Bairro do Calhau, sob acusação de pedofilia. Ele foi capturado em virtude de um mandado de prisão preventiva, expedido pela juíza titular da 11ª Vara Criminal, Rosária de Fátima Almeida Duarte, a pedido da DPCA. O advogado continua preso, e está à disposição da Justiça no Quartel do Corpo de Bombeiros, no Bacanga.
Ameaça à imprensa – Durante a permanência da reportagem do Jornal Pequeno e de outros órgãos de imprensa, na DPCA, os advogados Erivelton Lago e Ricardo Azoubel exigiram que Airton Sousa não fosse fotografado, pois se isso acontecesse os meios de comunicação poderiam ser prejudicados. O advogado Erivelton Lago chegou a tentar intimidar os repórteres, filmando os profissionais com o seu celular.
A dupla de advogados acompanha Airton Sousa desde à sua prisão, na noite de sexta-feira, quando impediram que ele fosse levado para o Presídio São Luís, mesmo para ficar em cela especial. Ontem, eles contaram à equipe do JP que não são advogados de defesa do acusado e que estão como representantes da OAB-MA para tentar garantir que as prerrogativas do acusado sejam respeitadas e que a imagem dele não seja denegrida perante seus clientes.
A atitude dos advogados, em tentarem dificultar o trabalho da imprensa, foi comunicada à assessoria de comunicação da OAB-MA, pela redação do Pequeno. E foi dada a garantia de que o fato iria ser repassado ao presidente da Ordem, Mário Macieira, para que sejam tomadas as providências que o caso requer.
(*Com Wellington Rabello)

Portal cria “Selo Câmara Municipal de Mãos Dadas Contra a Pedofilia”



João Batista de Oliveira é o novo presidente da ONG MT
MT Contra a Pedofilia 
Um selo contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e combate a pedofilia foi lançado nesta segunda feira, em Várzea Grande.

A iniciativa é da ONG MT Contra a Pedofilia e do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, a câmara municipal de Sorriso na presidência do vereador Luiz Fabio que tem se destacado como o parlamentar mais atuante do município poderá ser o primeiro parlamento a receber o selo “Câmara Municipal de Mãos Dadas Contra a Pedofilia”

O diretor do portal Todos Contra a Pedofilia MT, João Batista de Oliveira convida todas as câmaras municipais de Mato Grosso para ser parceiro no combate a mãe do crime hediondo que é a pedofilia.

Para o diretor do Portal, João Batista, autor da idéia da criação do selo é muito importante que haja uma reflexão para verificar as políticas públicas em re lação ao combate a exploração sexual de crianças e adolescen tes e no combate a pedofilia.

“A Câmara Municipal que destinar por meio de mídia ao portal (BANNER) estará recebendo o selo Câmara Municipal de Mãos Dadas Contra a Pedofilia”. O portal Todos Contra a Pedofilia MT assegura que a mídia destino ao portal Todos Contra a Pedofilia serão aplicadas, integralmente, em ações de combate e prevenção dos Crimes ou Violação aos Direitos Humanos na Internet (pornografia infantil, pedofilia, racismo, neonazismo, intolerância religiosa, apologia e incitação a crimes contra a vida, homofobia e maus tratos contra os animais).

Os recursos da destinação de mídia ao portal Todos Contra a Pedofilia MT são fundamentais para a manutenção e expansão das seguintes atividades:

Palestras e cursos para autoridades jurídicas e policiais
Denúncia On-line
§  Atividades de orientação e educação
§  Oficinas e palestras para educadores, pais, crianças e adolescentes
§  Elaboração de materiais pedagógicos
§  Pesquisas
§  Divulgação e conscientização
§  Campanhas e eventos
§  Atualização e aperfeiçoamento do Portal
§ Escola de Mãos Dadas Contra a Pedofilia

O diretor do portal também comentou sobre a importância do lançamento do selo lembrando a campanha de combate à exploração sexual infantil: "Trata-se de um apoio das Câmaras para a campanha envolvendo o combate a pedofilia. É um símbolo de luta, mas muitas outras estratégias devem ser tomadas para que a exploração sexual e o combate a pedofilia seja continuamente reprimida", comentou.

OAB-MA INSTAURA PROCESSO CONTRA ADVOGADO SUSPEITO DE PEDOFILIA

A Ouvidoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Maranhão, instaurou ontem (dia 28), processo ético-disciplinar para apurar a responsabilidade do advogado Airton José de Souza, inscrito nos quadros da OAB/MA n0. 4389, sob suspeita de pedofilia.
O advogado teve prisão decretada na noite de sexta-feira (24/06), em São Luís, determinada pela 11ª Vara Criminal. Em depoimento à Polícia Civil da Capital, um adolescente afirmou ter mantido relações sexuais com o advogado, em julho do ano passado, quando teria sido trancado pelo mesmo em seu escritório, forçado a assistir a um vídeo pornográfico e a praticar o ato. O garoto afirmou ainda que três dias depois foi amarrado pelo acusado, em seu quarto, onde teria sido novamente violentado.
Durante o depoimento prestado à Delegacia de Proteção à Criança e ao adolescente (DPCA), Airton Sousa esteve acompanhado dos advogados Ricardo Azoubel e Erivelton Lago, membros da Comissão de Prerrogativas da OAB/MA, que foram resguardar os direitos assegurados pela profissão, no caso específico, a garantia de prisão especial e assistência jurídica.
O processo aberto pela Ouvidoria da OAB/MA considera o fato de “grande comoção social” e cita que o mesmo já responde penalmente “pela conduta a ele atribuída”. O processo menciona a “gravíssima violação ao Código de Ética e Disciplina do Advogado” e a necessidade de tomada das devidas providências, “para que não se tenha dúvidas acerca da moral e da idoneidade do advogado denunciado”.
Integrantes da Ouvidoria da Seccional maranhense da OAB informaram que a determinação do presidente Mário Macieira é de apuração imediata de todas as denúncias, sendo respeitado o amplo direito de defesa de todos os acusados.
Informações das Ascom/

Portal cria “Selo Câmara Municipal de Mãos Dadas Contra a Pedofilia”

Um selo contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e combate a pedofilia foi lançado nesta segunda feira, em Várzea Grande.

A iniciativa é da ONG MT Contra a Pedofilia e do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, a câmara municipal de Sorriso na presidência do vereador Luiz Fabio que tem se destacado como o parlamentar mais atuante do município poderá ser o primeiro parlamento a receber o selo “Câmara Municipal de Mãos Dadas Contra a Pedofilia”

O diretor do portal Todos Contra a Pedofilia MT, João Batista de Oliveira convida todas as câmaras municipais de Mato Grosso para ser parceiro no combate a mãe do crime hediondo que é a pedofilia.

Para o diretor do Portal, João Batista, autor da idéia da criação do selo é muito importante que haja uma reflexão para verificar as políticas públicas em re¬lação ao combate a exploração sexual de crianças e adolescen¬tes e no combate a pedofilia.

“A Câmara Municipal que destinar por meio de mídia ao portal (BANNER) estará recebendo o selo Câmara Municipal de Mãos Dadas Contra a Pedofilia”. O portal Todos Contra a Pedofilia MT assegura que a mídia destino ao portal Todos Contra a Pedofilia serão aplicadas, integralmente, em ações de combate e prevenção dos Crimes ou Violação aos Direitos Humanos na Internet (pornografia infantil, pedofilia, racismo, neonazismo, intolerância religiosa, apologia e incitação a crimes contra a vida, homofobia e maus tratos contra os animais).

Projeto de combate chega hoje a Corumbá

Será realizado hoje (29) e amanhã (30), em Corumbá, o projeto "Direito da Criança e do Adolescente na Estrada", promovido pelo SEST/SENAT.
Durante dois dias, os profissionais da instituição e do Colégio Paulo Freire, levarão ações de saúde e de conscientização à comunidade local. A programação do evento inclui palestras sobre a campanha aos profissionais de Transporte, bem como serviços gratuitos de saúde, esporte e lazer aos moradores da cidade.
A ação faz parte do início das atividades do projeto Dica na Estrada, que será levado até 39 municípios de Mato Grosso do Sul. Em todas as abordagens previstas no projeto, será dada orientação sobre como evitar e denunciar a exploração de menores. Além da distribuição de material educativo, palestras, visitas e reuniões.
Serviço
O Projeto Dica na Estrada será realizado das 8h às 11h e das 13h às 16h no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató, localizado na Rua Geraldino Martins de Barros, no bairro Centro América.
Durante o dia, serão oferecidos atendimentos odontológicos. A prioridade será para crianças e adolescentes já atendidas pela rede de enfretamento à exploração sexual infanto-juvenil.
O evento prevê também a realização de exames de glicemia e colesterol, os demais atendimentos, como exame oftalmológico, aferição de pressão arterial, orientação de saúde bucal, palestra sobre sexualidade e recreações, serão ofertados para toda a população.

Caarapó comemora Dia Nacional do Combate às Drogas

Vereador Cido Santos discursa na abertura da solenidade - Foto: José Carlos
A prefeitura de Caarapó, através da Secretaria de Ação Social, por meio da Comissão Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infanto Juvenil, promoveu na manhã de ontem (28), um ato em comemoração ao “Dia Nacional do Combate as Drogas”, celebrado no último dia 26. O evento foi realizado na Praça Mário Martines Ribeiro com a presença de várias autoridades locais, diretores, coordenadores, professores e alunos da rede municipal e estadual. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1987.

Prestigiaram a solenidade as seguintes autoridades: Vereador Cido Santos (PR), que no ato representou o prefeito Mateus Palma de Farias (PR), o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Valério (PR), a secretária de Ação Social, Évinei Arce da Silva Oliveira, a presidente da Comissão Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infanto Juvenil, Cleuza Soares, a supervisora de Gestão Escolar de Mato Grosso do Sul, Ivone Barros, além de vereadores, secretários municipais e outras autoridades.

De acordo com Cleuza Soares, o evento teve a participação de cinco escolas da rede municipal e estadual, as quais realizaram apresentações culturais como danças, teatros, coreografias, jograis, todos com assuntos relacionado a comemoração. As escolas participantes foram Cleuza Aparecida Vargas Galhardo, Frei João Damasceno (distrito de Nova América) e Joaquim Alfredo Soares Viana, ambas da rede estadual e as escolas municipais, Rui Barbosa, e Professor Moacir Franco de Carvalho.

A vice-presidente da Comissão Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infanto Juvenil, Luciene Cavalheiri disse que a prefeitura de Caarapó premiou as três torcidas mais animadas do evento e também as três melhores apresentações culturais. O corpo de jurados foi composto por integrantes do Departamento de Cultura e Turismo de Caarapó, da Biblioteca Municipal Camilo Hermelindo da Silva, do Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat).

Nas apresentações culturais, as escolas premiadas foram às seguintes: Em 1° lugar, Escola Estadual Cleuza Vargas, em 2° lugar, Escola Municipal Rui Barbosa e em 3° lugar, Escola Estadual Frei João Damasceno. Já no quesito melhor torcida, as premiadas foram: Em 1° lugar, Cleuza Vargas, em 2° lugar, Escola Municipal Professor Moacir Franco de Carvalho e em 3° lugar, Frei João Damasceno (distrito de Nova América).

“Essa campanha vem para que nós como comunidade e cidadãos caarapoenses digamos não às drogas. Acreditamos que a melhor maneira é a prevenção, para que os nossos filhos tenham coragem de dizer não para esse mal. Por isso esse trabalho foi feito juntamente com escolas, pois é lá que eles são formados. Não podemos nos calar diante do que estamos vivenciando acontecer com nossos jovens, os quais estão sendo dizimados e comprometendo também o futuro de uma nação”, disse a secretária de Ação Social, Évinei Arce da silva Oliveira.

O ato em comemoração ao “Dia Nacional do Combate as Drogas”, em Caarapó teve o paio também das secretarias de Educação e Esportes, Desenvolvimento Econômico e da Policia Militar. 

Encontros com Autores na Biblioteca Municipal de Tavira


“Brutal” de Fernando Esteves Pinto por Miguel Real
Mais um Encontro com Escritores vai acontecer na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos no dia 6 de Julho, pelas 18:00 horas, desta vez com “Brutal”, um romance de Fernando Esteves Pinto apresentado por Miguel Real.

“Brutal” é um romance onde se representam todos os traumas da infância, da adolescência e da idade adulta resultantes da decadência humana: violência doméstica, abuso sexual e disfunção emocional. Brutal tem como base narrativa dois personagens que são um só – um jovem e um velho, duas idades da mesma pessoa, ambos fascinados pelo teatro – que, no cenário das suas próprias vidas, dramatizam impiedosamente os momentos que fundamentam e marcam as suas existências. Nesse palco do romance são postos em causa e analisados, até à humilhação de se sentirem culpados um do outro, na relação perversa que ambos sentem pela natureza humana. É um duelo entre a maldade e o remorso, onde o amor e a escrita são meros figurantes.

Fernando Esteves Pinto é poeta, romancista e editor. Nasceu em Cascais em 1961, tendo colaborado no DN Jovem (Diário de Notícias) e no Jornal de Letras. Em 1990 recebeu o Prémio Inasset -Revelação de Poesia do Centro Nacional de Cultura. Está publicado em Espanha, México e Marrocos, e representado em várias antologias nacionais e internacionais. Em 1998 obteve uma bolsa de criação literária pelo Ministério da Cultura/Instituto Português do Livro e das Bibliotecas. Foi co-fundador e coordenador do “Sulscrito” – Círculo Literário do Algarve e também do projecto literário hispano-luso Palavra Ibérica.

Da sua obra literária destacam-se: Na Escrita e no Rosto (poesia); Siete Planos Coreográficos (poesia); Ensaio entre Portas (poesia); Conversa Terminais (romance); Sexo entre Mentiras; Privado (novela), Área Afectada (poesia).

“Nos livros de Fernando Esteves Pinto, embora não exista uma história clássica propriamente dita, existe um dramatismo pungente de escrita, um sofrimento à flor da pele. (…) Existem actualmente três romancistas que têm atribuído ao sexo um importantíssimo papel nos seus livros. Um deles é Fernando Esteves Pinto.” Miguel Real in JL.
informação ao abrigo do acordo com a Associação Min-Arifa 

Vereador apresenta projeto que permite a identificação dos taxis por pessoas cegas

Arnaldo Penha (PMDB) apresentou Projeto de Lei à Câmara Municipal de Cuiabá, visando implementar placas com descrições em braille no interior dos taxis do município

Ricardo Shimosakai
O vereador Arnaldo Penha (PMDB), apresentou Projeto de Lei à Câmara Municipal de Cuiabá, visando beneficiar deficientes visuais , o projeto aponta a necessidade de gerar maiores informações aos portadores de cegueira parcial ou total. Através da instalação de placas com descrições em braille no interior dos taxis do município, os portadores de tais deficiência, poderão obter informações referente a identificação do veículo em que estão transitando.
As plaquetas de identificação serão afixadas em locais acessíveis ao toque do passageiro com deficiência visual dispostas tanto para os que estiverem sentados ao lado do motorista, quanto para aqueles que se acomodarem no banco traseiro do veículo. ‘Já recebi algumas reclamações de pessoas cegas que descordam do valor cobrado nas corridas, pois varias vezes fazem o mesmo trajeto e a divergência na cobrança, outro ponto que levou a apresentação deste projeto é a possibilidade de portadores de deficiência visual esquecerem bens particulares no interior do táxi, com a descrição em Braille eles poderão identificar o registro e o táxi que estão utilizando, facilitando a localização do taxista caso haja alguma eventualidade’, destaca o parlamentar.
Em Cuiabá, esta possibilidade destacou-se, entre outras, em decorrência do significativo aumento da utilização, por portadores de deficiência, notadamente os cegos, utilizando meios de transporte, entre eles, no sistema oferecido pelo serviço de taxis. ‘ Vejo esta como umas das formas de inclusão aos portadores que possuem esta de deficiência, enquanto representantes públicos, temos o dever de procurar meios para facilitar os métodos de transitar e disponibilizar o direito de ir e vir seja de pessoas cegas, com qualquer outro tipo deficiência ou impossibilidade’, diz Penha.
O direito de ir e vir, assegurado pela Constituição Federal e também contido na Carta dos Direitos da Pessoa com Deficiência ratificada pela ONU, prevê garantias às pessoas com deficiência como prerrogativas inalienáveis. O Brasil, enquanto Estado de Direito, legisla sobre o tema da deficiência de forma abrangente.