Riva e Emanuel batem boca em sessão por causa de Chico Daltro


“Gosto de brigar com inimigo que se declara”, diz Riva sobre Emanuel Pinheiro, para defender Daltro

RepórterMT/AAJ e Reprodução
Riva e Emanuel trocaram farpas na sessão desta quintaRiva e Emanuel trocaram farpas na sessão desta quinta
ANA ADÉLIA JÁCOMO

Colega de legenda do vice-governador Chico Daltro (PSD), o presidente da Assembleia Legislativa José Riva saiu em defesa do amigo de agremiação nesta quinta-feira (21). Após as críticas do deputado Emanuel Pinheiro (PR), referente ao acúmulo de 12 cargos no staff do governador Silval Barbosa (PMDB) concedida a Daltro, (Leia AQUI) Riva afirmou que o republicano só está se opondo ao fato por estar contrariado com a licitação do transporte intermunicipal.


Na última semana a Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager) lançou o segundo volume de lotes aos vencedores do processo licitatório e, como Emanuel teria familiares ligados ao ramo, haveria interesse em emplacar a empresa no negócio, o que não ocorreu.

“Vossa excelência fez de tudo para que essa licitação da Ager não acontecer. O Chico Daltro tem sido extremamente produtivo e não tem sobrecarga alguma. Essa birra precisa ser analisada. Se há irregularidade no acúmulo de cargos, deveria ter dito ao vice-governador, mas vossa excelência nunca fez isso. Optou por tornar tudo público e dar essa proporção. Tudo tem que ser jogado no ventilador? Se não lei há excessos, porque não apresentou emenda para corrigir? Ah, vai fazer? Depois de expor ao mundo e ao fundo? Devia ter feito antes. Vossa excelência está errado”, disse Riva.

Ainda durante o discurso na tribuna da AL, Riva chegou a afirmar que o Emanuel Pinheiro recebe o salário de deputado mais o Fundo de Assistência Parlamentar (FAP), destinado apenas a aposentados. “Então se é pra colocar dessa forma, vamos falar de todo mundo. O senhor recebe o FAP e quer falar do vice-governador?”. Durante toda a fala de Riva, o republicano tentou intervir para se defender, mas o vice-presidente da Casa Romoaldo Júnior (PMDB) não permitiu a interrupção.

Sem papas na língua, Riva não ficou só na denúncia de acúmulo de salários, mas foi irônico ao dizer que Emanuel Pinheiro está, finalmente, tirando a máscara de “bajulador”. O presidente revelou que o deputado foi o primeiro parlamentar a procurá-lo para propor sua reeleição na Mesa Diretora. Segundo Riva, Emanuel queria tanto emplacá-lo como presidente, que chegou a cogitar a possibilidade de criar uma emeda parlamentar para conseguir o objetivo. Ainda segundo o peessedebista, após essa declaração de apoio, Emanuel teria começado uma campanha surda de difamação contra Riva.

“Quero que o deputado negue isso. Ele provavelmente vai negar, como nega muitas coisas. Depois de dizer que queria que eu fosse presidente, o Emanuel começou um trabalho pelas minhas costas de me denegrir, de trabalhar contra e hoje, graças a Deus, isso veio à tona. Porque eu gosto de brigar com um inimigo que se declara. Você é como uma criança birrenta, não gosta de ser contrariado. Bastou a licitação de o transporte coletivo sair, pra vossa excelência lançar sua ira contra o Daltro”, disparou o presidente.

Riva estava tão indignado com as críticas do deputado, que acabou confessando já ter mantido diálogos com Emanuel. O objetivo seria aplacar o “veneno” destinado ao vice-governador. O republicano teria dito que cessaria a “guerra”, mas não teria cumprido com o acordo. “Eu já conversei com vossa excelência duas vezes. O deputado disse que ia parar com isso. Mas veio ontem, nas minhas costas, e tripudiou, fez questão de humilhar o Português. Na frente fala uma coisa, e nas coisas fala outra. A partir de hoje não vou ficar mais ficar calado diante das suas falas”, ameaçou Riva.

CONTRA-ATAQUE

Presente na sessão deste o início da fala de Riva, Emanuel tentou sem êxito se defender durante o ataque do presidente. Assim que recebeu a oportunidade, usou a tribuna e contra-atacou afirmando que não tinha nada contra Chico Daltro, mas que, de fato, seria questionável esse acúmulo de cargos determinado pelo governador.

“Não tenho nada de pessoal contra o Daltro, nada tenho a falar da sua conduta moral. Não podemos aceitar que uma pessoa sendo vice-governador tem poderes que deformam. Hoje é o Chico Daltro, mas daqui dois anos será outro, e depois outro. De nada adianta me atacar, porque não está justificando, só tentando me desqualificar. Eu não vou aceitar de nenhuma forma postura intimidatória, ameaçadora tentando ditar normas de conduta para mim, principalmente se for o presidente Riva. Aqui na AL é proibido pensar, pensou diferente do Riva, entrou no corredor da morte”, criticou o deputado.

Emanuel Pinheiro chegou as citar o importante filósofo iluminista Charles de Montesquieu para dizer que Riva, assim como Daltro está excedendo seu poder há muito tempo, posto que é presidente da Casa há seis mandatos.

“Vossa Excelência e Chico Daltro são dois homens com superpoderes. Vossa excelência está excedendo seu poder há muito tempo. Talvez 20 anos nessa Casa estejam fazendo mal ao seu comportamento. Montesquieu dizia que a tendência do homem é abusar do seu poder. O que fez comigo hoje foi uma vergonha. Eu tenho que ficar quieto porque PSD quer, porque Chico Daltro quer e Riva quer? Quando alguém do baixo clero, como eu, fala, vem reação contrária, intimidação, os projetos não andam, as coisas não acontecem”, acusou o republicano.

http://reportermt.com.br/mais_lidas/noticia/26304

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com