Reforma de casarões e fiação subterrânea serão os primeiros projetos contemplados
Thiago Bergamasco/MidiaNews
Clique para ampliar 
Casarões: espaços serão reformados em parceria com o Iphan
LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
DA REDAÇÃO
O anúncio da reforma e restauração de casarões do Centro Histórico de Cuiabá, feito pela Prefeitura de Cuiabá, na semana passada, reacendeu a discussão a respeito da importância e necessidade de revitalização do local, hoje marcado pela falta de segurança, imóveis abandonados, prostíbulos, tráficos de drogas, dependentes químicos e casas de jogatinas.
De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Cultura, a Prefeitura de Cuiabá é proprietária de três imóveis localizados na Rua Pedro Celestino, no Centro da Capital – região bem movimentada pelo comércio local – e irá reformar a todos, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Cuiabá, Marcus Fabrício, as reformas serão completas, mas o resultado final deverá manter as características da época em que os imóveis foram construídos.
“As reformas serão completas, desde a estrutura até as partes elétricas e hidráulicas, sempre mantendo suas características originais. Muitos casarões estão comprometidos e o trabalho será delicado”, disse.
Após a reforma, os locais deverão ser transformados em pontos culturais e abertos à visitação.
Outra ação que também será realizada pelo Município, segundo o secretário, é o rebaixamento de toda a fiação elétrica e de telefonia, a exemplo do que já foi feito em centros históricos de outras cidades do país e, em Cuiabá, na Praça Bispo Dom José.
A ideia é limpar as fachadas das lojas e casarões, melhorando o visual da região.
Investimentos
Para a realização do projeto, a Prefeitura vai contar com a verba destinada pelo Governo Federal para a revitalização de monumentos e espaços públicos tombados pelo Patrimônio Histórico.
"A Prefeitura entende que as ações devem ser feitas em conjunto, para servire, de incentivo para que os imóveis particulares também sejam revitalizados"
Segundo Fabrício, ainda não há valores definidos, pois o momento é de estudo para elaboração dos projetos.
No entanto, o Governo Federal já anunciou, quando do lançamento desse segmento do PAC, que iria destinar R$ 1 bilhão apenas para atender projetos referentes à restauração de cidades históricas.
Thiago Bergamasco/MidiaNews
|
Posteriormente, a União divulgou a liberação de mais R$ 300 milhões, que serão usados para o financiamento de restauração de imóveis históricos particulares em 94 cidades brasileiros.
Mas, o edital para as cidades que quiserem fazer uso desse financiamento ainda será lançado.
Mas, o edital para as cidades que quiserem fazer uso desse financiamento ainda será lançado.
Iniciativa
Segundo Fabrício, com a realização das reformas, a Prefeitura de Cuiabá pretende incentivar os proprietários de imóveis da região a fazerem o mesmo em suas unidades, provocando, assim, uma reação em cadeia que poderá resultar em toda a revitalização visual do Centro Histórico.
“A Prefeitura entende que as ações devem ser feitas em conjunto para servir de incentivo para que os imóveis particulares também sejam revitalizados”, afirmou.
A pasta reconhece os problemas existentes no local, que vão além da aparência dos casarões locais. Para tanto, o Município afirmou que está montando uma força-tarefa para atuar no Centro Histórico e transformar a região, novamente, em um lugar seguro e atração cultural.
“A Prefeitura já iniciou uma força-tarefa para resolver esses problemas, envolvendo as Secretarias Municipais de Cidades, Assistência Social, Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, Desenvolvimento Urbano, Cultura e Polícia Militar”, disse o secretário.
Outros projetos
Outras reformas que estão na lista das secretarias de Cultura e Turismo para serem realizados se tratam de dar uma nova estrutura para o Museu de Imagem e Som de Cuiabá (Misc), localizado na Rua Voluntários da Pátria, e promover a restauração e adequação das calçadas.






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com