Prefeitura de Sinop projeta estrutura local do aeroporto da cidade para os próximos 20 anos

Foto: AGENCIA DE NOTICIAS

A ideia é projetar o aeroporto municipal João Figueiredo para os próximos 20 anos, em ações modulares, que possam ser realizadas sem comprometer o funcionamento e que visam ampliar as instalações, possibilitando o recebimento de grandes aeronaves nacionais e internacionais, além da construção de pista especifica para carga e descarga. Para isso, nesta sexta-feira (22), o prefeito Juarez Costa se reúne com representantes de entidades e universidades do município. A idéia é projetar o futuro do aeroporto, tendo como base os dados do crescimento de Sinop. “Sabemos  que Sinop tem crescido e se destacado em todos os setores, desde serviços terceirizados, atendimento em saúde, educação, prestação de serviços, como ponto de logística e distribuição também e vamos organizar todos esses dados em um só estudo com o auxilio da sociedade para apresentar a ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil) e solicitar verbas e ampliar nosso aeroporto”, explica o prefeito. A reunião está prevista para iniciar às 17h30, no auditório Tião da São Camilo, (antiga Câmara de Vereadores).

Uma reunião nesse sentido já foi realizada na última segunda-feira, quando presidentes de entidades e coordenadores de Universidades estiverem presentes. Na oportunidade, o secretário de Governo Valdir Favareto, que no último dia 14 participou em Cuiabá de uma reunião no Banco do Brasil, expôs o Programa de Investimento em Logística de Aeroportos, lançado pela presidenta Dilma Rousseff no final de dezembro do ano passado, orçado em R$ 924,7 milhões, do total R$ 331 milhões serão destinados para 13 aeroportos mato grossenses. De acordo com o Governo Federal, a medida visa melhorias em qualidade de serviços e de infraestrutura aeroportuária e ampliação da oferta de transporte aéreo à população em todo o país.

Valdir destaca que o aeroporto de Sinop é o segundo em movimentação no Estado com 120 mil embarques e desembarques em 2012. “Trabalhamos com uma média mensal de 12 mil embarques e desembarques. São pessoas de toda a região, empresários, estudantes, comerciantes, visitantes que optam por um meio de transporte mais rápido. O que buscamos agora é torná-lo mais econômico e acessível a um numero ainda maior de passageiros ampliando as instalações. Para isso, precisamos realizar esse estudo de logística e demonstrar a necessidade de ampliação. Estamos já na segunda fase do processo, o momento da coleta de dados”, pontua o secretário.

No Mato Grosso, de acordo com a previsão inicial do Governo Federal, devem ser contemplados os municípios de Cáceres, Pontes e Lacerda, Tangará, Alta Floresta, Matupá, Vila Rica, São Félix do Araguaia, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, Juína, Juara e Rondonópolis. Contudo, ainda não há estimativa da liberação de valores. Conforme a assessoria de imprensa da ANAC, os projetos promoverão a melhoria, o reaparelhamento, a reforma e a expansão da infraestrutura aeroportuária, tanto em instalações físicas quanto em equipamentos. Entre os projetos estão a reforma e construção de pistas, melhorias em terminais de passageiros, ampliação de pátios, revitalização de sinalizações e de pavimentos, entre outros. Os recursos estão previstos no Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com