Prefeitura admite despejo de lixo em estrada na Capital


Secretário diz que depósito é "provisório" e descarta danos ao Meio Ambiente

Thiago Bergamasco/MidiaNews
Clique para ampliar 
Secretário Rogério Varanda: autorização para jogar lixo na rodovia do Coxipó do Ouro
LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Rogério Varanda, afirmou, nesta terça-feira (19), que tem pleno conhecimento de que parte do lixo recolhido em Cuiabá está sendo despejado às margens da rodovia que dá acesso ao Distrito do Coxipó do Ouro (20 km ao Norte da Capital).

Varanda alegou que o Aterro Sanitário da cidade já atingiu a sua capacidade máxima - de 3,2 milhões de toneladas - e  que a área onde o lixo está sendo jogado, na beira da estrada, é propriedade da Prefeitura Municipal. 

O local, segundo o secretário, está sendo usada "de forma temporária", até que o Centro de Triagem esteja pronto para receber o lixo domiciliar recolhido na Capital.

Conforme MidiaNews revelou, na segunda-feira (18), um caminhão da Ecopav Construção e Soluções Urbanas Ltda., responsável pela coleta de lixo domiciliar, foi flagrado despejando resíduos sólidos às margens da estrada do Coxipó do Ouro. O local fica próximo ao Aterro Sanitário Municipal (Leia mais AQUI).

“Ali faz parte das dependências do aterro, mas nós já estamos tirando o lixo de lá. O local está sendo usado como um 'socorro emergencial'. Nós colocamos esse lixo naquela área porque não tinha outro lugar. Estamos tentando resolver esse problema da melhor forma possível”, disse Rogério Varanda.

Thiago Bergamasco/MidiaNews
Caminhão da Ecopav foi flagrado saindo do local, na tarde de segunda-feira (18)
O secretário negou que o depósito do lixo na estrada seja irregular ou que possa causar danos ao meio ambiente, “porque o solo é tratado” e o “lixo não fica muito tempo” no local.

“Ali o solo é tratado. Da forma como está sendo feito, não agride o Meio Ambiente, porque é coisa rápida, o lixo não fica lá por um tempo demorado. Às vezes, o lixo fica acumulado ali por dois dias e nós já subimos com ele para o aterro. Não fica mais que dois dias, para não dar o chorume. No entanto, quando chove, fica impossível os caminhões subirem a rampa do aterro, por isso, o lixo está sendo recolhido sempre que possível", disse.

Segundo o secretário, o local está sendo usado como "depósito temporário" de lixo "há poucos dias", e não há meses, como afirmaramm os motoristas e moradores da região. Varanda disse que, posteriormente, toda a região será usada para a construção de novas células do Aterro Sanitário.

“Tem poucos dias que isso está sendo feito. Essa região será utilizada para construir mais quatro células. O solo já está preparado”, disse.

Centro de Triagem


De acordo com Varanda, a nova célula, que já deveria ter sido inaugurada no final do mês de janeiro, será concluída ainda nesta terça-feira (19), e todo o lixo acumulado na área que margeia a estrada do Coxipó do Ouro será retirado e levado para o novo espaço.

“Provavelmente hoje, a célula fica pronta e nós vamos colocar todo esse lixo lá dentro da nova área. Até sexta-feira (22), não terá mais nada ali”, afirmou.

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, será feito um mutirão no local, com o uso de cinco pás-carregadeiras e 40 caminhões, de forma a limpar por completo a área que está sendo usada como depósito de lixo, a fim de não prejudicar o solo da região.

O Centro de Triagem terá capacidade de funcionamento até dezembro deste ano, recebendo, além do lixo domiciliar, os resíduos que estão sendo recolhidos dos bolsões de sujeira, durante o Mutirão de Limpeza.

A célula terá capacidade para receber 160 mil toneladas de resíduos sólidos, até o final do ano. Diariamente, mais de 600 toneladas de lixo são recolhidas na Capital.

Mídia News

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com