Evento será em maio e contará com a participação de representantes de vários países
Dirigentes do Sinait, da Organização Internacional do Trabalho - OIT, da Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso – SRTE/MT, da Secretaria de Ação Social de Cuiabá - MT e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS discutiram nesta quarta-feira, 6 de fevereiro, a realização de um Seminário Internacional, envolvendo países da América do Sul, que irá debater as práticas inovadoras adotadas pelas várias instituições que defendem o trabalho decente. O evento ocorrerá na cidade de Cuiabá, e terá como eixos principais as práticas no combate ao trabalho escravo e infantil e aos acidentes de trabalho.
A jornada deverá ocorrer no mês de maio e tem dentre outras finalidades a promoção de intercâmbio nesta área entre países como Paraguai, Bolívia, Equador e Brasil – onde já existem projetos de boas práticas de combate ao trabalho infantil, por exemplo, desenvolvidos pela OIT, por meio de acordos de cooperação – e outros que ainda estão adotando ou precisam adotar o modelo, a exemplo da Colômbia, Argentina, Uruguai e Peru. Os Estados Unidos da América também serão convidados para participar do encontro.
“A intenção é promover o fortalecimento da Inspeção do Trabalho do Brasil e países vizinhos, através da troca de experiências em áreas de atuação tão importantes e emblemáticas para os países sul americanos”, diz a presidente do Sinait, Rosângela Rassy.
O projeto “Movimento Ação Integrada”, lançado pelo Sinait e pela OIT em novembro passado, durante o 30º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho - Enafit, em Salvador (BA) –, e o “Reinserção dos egressos do trabalho infantil”, da OIT, desenvolvido em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, governo municipal de Cuiabá e a iniciativa privada, serão objeto de estudos pelos participantes do Seminário, por meio de Oficinas e visitas técnicas a serem programadas. Os organizadores do evento vão levar os participantes do seminário para conhecer, in loco, as boas práticas desenvolvidas por meio desses projetos que integram a Agenda do Trabalho Decente.
De acordo com o representante da OIT, Antônio Carlos Melo, “o governo brasileiro também tem muito a aprender com os outros países sobre determinados temas que não conseguimos desenvolver no Brasil por diversas variáveis”.
Participaram da reunião nesta quarta-feira, na sede do Sinait, em Brasília, a presidente do Sindicato Rosângela Rassy, os diretores do Sinait e dirigentes da Confederação Iberoamericana de Inspetores do Trabalho - CIIT, Rosa Jorge e Orlando Vila Nova, a diretora do Sinait Alberlita Maria, o Auditor-Fiscal e superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, Valdiney Arruda, os representantes da OIT no Brasil, Luiz Machado, Antônio Carlos Melo e Fernanda Carvalho, o secretário de Ação Social de Mato Grosso, José Rodrigues, e a representante da coordenação do trabalho Infantil do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, Nadia Campos.
A próxima reunião será no dia 20 de fevereiro, na sede da OIT Brasil, em Brasília.
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com