Cuiabá é uma merda?Mauro Mendes iniciou a sua administração cometendo o mesmo erro dos antecessores: criticando a gestão anterior

Onofre Ribeiro

Cuiabá é uma merda?

 O prefeito Mauro Mendes iniciou a sua administração cometendo o mesmo erro dos antecessores: criticando a gestão anterior e pondo-lhe a culpa pelos problemas que sua própria gestão vai enfrentar. Não tem erro mais grosseiro do que esse. A população já se encheu faz tempo, e só os prefeitos eleitos a cada gestão não perceberam que ninguém quer escutar desculpas: que a resposta para os problemas da cidade, que afetam os cidadãos.

 
 
Disse que encontrou os cofres da prefeitura vazios e a cidade cheia de problemas. O antecessor, Chico Galindo também fez a mesma coisa: culpou a gestão Wilson Santos, que antes culpara a gestão Roberto França, que culpara as gestões Coronel Meirelles e Dante de Oliveira. Nada mais pobre do que isso! O cidadão cuiabano, a quem a cidade deve prestar contas porque é o seu legítimo dono, fez a sua parte. Pagou os impostos diretos como IPTU e as taxas municipais. Mas de tudo o que comprou, foi-lhe cobrado o ICMS do qual uma importante parcela retorna aos cofres do município. Logo, todos, sem exceção, consomem produtos e pagam imposto à prefeitura.
 
 
Gestão é coisa do gestor. Cobrar e exigir por uma cidade decente é papel legítimo do cidadão. O gestor foi eleito sabendo o que iria encontrar. Se não sabia, pior ainda! Mostra incapacidade prévia. Voltamos ao prefeito Mauro Mendes e ao seu pessimismo. Ele foi eleito com 169.688 votos, equivalentes a 54,65% dos eleitores cuiabanos, contra 140.798 (45,35%) do opositor. Aos que o elegeram e aos que não votaram nele resta-lhes esperar dele uma gestão eficiente, eficaz e transformadora, porque, afinal, é o prefeito da cidade onde moramos todos!
 
 
O seu pessimismo contamina a cidade e os seus negócios, e nos leva a crer nas teses anteriores de outros gestores de que “Cuiabá é uma cidade inadministrável”. Pura incompetência! Mas quando o prefeito recém-eleito repete a mesma choradeira, passa atestado de despreparo e não oferece esperanças à sociedade. Em qualquer situação, nada é pior que a perda da esperança.
 
 
Não dá pra não comparar Cuiabá com sua eterna arquirrival Campo Grande. Lá esbanja-se autoestima e otimismo. E nós aqui nesse chororô infantil. Investidores escolhem cidades onde o espírito coletivo é positivo. Cidades derrotadas só atraem derrotados e outros negócios menores. Mas compreender isso requer compreender-se a alma, a história e os cenários futuros de Cuiabá. 
 
 
Talvez falte isso a uma gestão que pretende ser realizadora, mas cultiva o pessimismo e não parece não ter feito planos além de tapar buracos nas ruas. Aliás, os buracos que as gestões anteriores deixaram....! Faz Cuiabá parecer uma merda. Não foi, não é e nem será, mas desde que os gestores parem de olhar no retrovisor. 
 

Onofre Ribeiro é jornalista em Cuiabá. onofreribeiro@terra.com.br

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com