A Prefeitura de Salvador vai trabalhar no acolhimento de crianças e adolescentes que forem encontradas em situação de risco durante o Carnaval, através de três postos montados nos circuitos da festa, funcionando durante 24 horas.
Educadores sociais vão atuar junto ao Conselho Tutelar e ao Juizado de Menores para levá-los aos postos de acolhimento, onde serão recebidos por uma equipe de assistentes sociais. Os dois postos montados no circuito do Centro serão administrados pela prefeitura. Já o posto do circuito Barra/Ondina será administrado pelo governo do estado, que dará a estrutura para auxiliar a administração municipal. Serão 79 conselheiros tutelares trabalhando para garantir o cumprimento das normas previstas no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).
A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) também desenvolve o projeto “O trabalho infantil vai dançar no Carnaval de Salvador”, com comerciantes e ambulantes, explicando os riscos da exploração laboral e oferecendo alternativas para tirá-las do circuito. Se o comerciante ou ambulante em atividade na festa for encontrado acompanhado de crianças atuando como auxiliares, a mercadoria será apreendida e devolvida apenas após a festa. O mesmo acontecerá se a criança ou adolescente for encontrada como gestor da venda.
“Seremos extremamente severos no combate ao trabalho infantil. Crianças que forem encontradas perdidas nos circuitos da festa serão também encaminhadas aos postos de acolhimento. Estaremos atentos também aos casos em que os pais ou responsáveis deixam crianças em situação de vulnerabilidade justamente para que sejam levadas aos postos para que tenham um abrigo durante a festa”, afirma o secretário Maurício Trindade.
Outros beneficiados - Outro eixo é o atendimento a pessoas com direitos violados, como mulheres, idosos, pessoas com deficiência e suas famílias, que terão atendimento individualizado realizado pela equipe técnica da Semps. As pessoas com deficiência também receberão atendimento e orientações específicas quanto à acessibilidade nos principais pontos dos circuitos. Além disso, a secretaria vai reforçar a atividade cotidiana de Abordagem Social de Rua para os moradores em situação de rua, composta por profissionais especializados que realizam ações de escuta, sensibilização e os encaminhamentos necessários.
Confira abaixo os endereços dos postos de acolhimento:
Circuito Centro
- Escola Municipal Permínio Leite: Rua Democrata, 168, Dois de Julho, com capacidade para 40 crianças/adolescentes de 04 a 13 anos.
- Escola Estadual Senhor do Bonfim: Rua General Labatut, s/n, Barris, com capacidade para 40 crianças/adolescentes de 04 a 13 anos.
Circuito Barra/Ondina
- Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (CIAC): Rua do Corte Grande, Alto de Ondina (esta unidade será administrada pelo Governo Estadual/SEDES), e terá capacidade para 30 crianças/adolescentes.
http://www.bocaonews.com.br/noticias/carnaval2013/carnaval/53415,criancas-e-adolescentes-perdidos-serao-acolhidas-na-folia.html
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com