O encontro teve a participação de lideranças de bairros, moradores, representantes da Policia Militar e presidentes de Conselhos de Seguranças já instituídos.
Os vereadores de Várzea Grande, Perry Taborelli (PV) – popular coronel Taborelli e Gidenor Meneses (PTB) – Gordo Goiano, ambos membros do Bloco de Parlamentares Independentes se reuniram ontem (01.02) para discutir a importância da ampliação do número de Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs) no município.
O encontro teve a participação de lideranças de bairros, moradores, representantes da Policia Militar e presidentes de Conselhos de Seguranças já instituídos.
O CONSEG é formado por representantes da comunidade que discute e analisa junto a população os maiores problemas de segurança pública no bairro. Com essas informações em mãos os presidentes dos Conselhos se reúnem com as instituições de segurança para relacionar as reivindicações e queixas da comunidade. Além disso, busca estreitar a relação dos moradores com a polícia comunitária; e outras instituições de segurança.
De acordo com Taborelli, a sociedade tem que interagir e discutir o tema da segurança pública e não deixar apenas o trabalho para as instituições. “Unir as forças trará maiores resultados. Por isso esta reunião é para que possamos discutir a importância da ampliação do número de Conselhos em Várzea Grande, que hoje só possui seis”, ressaltou o vereador. Taborelli disse ainda que a criação de mais conselhos irá fiscalizar melhor tudo o que ocorre na comunidade.
Para o vereador do PTB, Gordo Goiano, segurança pública não é apenas colocar a polícia na rua, é também dar condições para o trabalho dos profissionais. “E, vamos cobrar estas condições do município, com iluminação pública nas ruas, por exemplo, que inibe delitos de bandidos”, disse.
“Aqui na Câmara somos capazes de fazer leis duras, mas se a comunidade não estiver em conjunto com a polícia, não teremos sozinhos, condições de trazer a segurança para os bairros”, ressaltou o parlamentar.
Várzea Grande possui atualmente apenas seis Conselhos instituídos, sendo nos bairros: Cristo Rei, Jardim Imperial, Cidade de Deus, São Mateus, 24 de Dezembro e área central do município.
Passo a passo: Para a formação de um CONSEG na comunidade é necessário primeiramente; reunir a comunidade para discutir a formação do conselho; Eleger a diretoria provisória por 30 dias; Em seguida o secretário de Segurança Pública empossa a Diretoria junto com a entrega da Carta Constitutiva e Termo de Posse.
Estiveram, também, presentes na reunião o Comandante da Base do São Mateus, Capitão Marcel, presidente do Conselho do Cristo Rei, Danillo Moraes, presidente do Conselho do Jd. Imperial, Solange Franco, presidente do Conselho da área central, Carlos Alberto e o coronel da Polícia Militar Valdivino Tavares Pimentel.
Redação VG Notícias com Assessoria






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com