Idoso "sem vergonha" preso por abusar criança


Idoso é preso acusado de abusar de criança

Zé Pretinho“Zé Pretinho” admitiu o crime e mantinha relações sexuais com a criança sem usar preservativos


Está preso, em Almeirim, noroeste do Pará, o idoso José Ribamar da Silva, de apelido “Zé Pretinho”, de 70 anos de idade, acusado de abusar sexualmente de uma menina de 11 anos. A denúncia do crime partiu da mãe da vítima, que acusou o ancião de ter mantido a criança sob cárcere privado para praticar a violência sexual. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira, 21. O flagrante foi registrado no último dia 18. Nascido em Tocantinópolis (TO), o acusado foi preso pela equipe policial formada pelo delegado Arthur do Rosário Braga juntamente com os investigadores Carlos Eduardo Rodrigues Matos e Max Tente Lins, e o escrivão João Sousa da Silva. “Nos deslocamos até o sítio, localizado no km-30, da Rodovia Almeirim–Panaicá, zona rural do município. Ao chegar no endereço informado pela mãe, de imediato, identificamos o acusado, que estava deitado em uma rede fora da casa. A criança estava no interior da residência”, informou o delegado.
Durante uma busca na casa, os policiais apreenderam uma espingarda de calibre 26 usada por “Zé Pretinho” para intimidar a vizinhança. Na ocasião, o delegado Arthur Braga procedeu à condução do acusado e a apreensão da arma para a Delegacia de Almeirim. Em interrogatório presidido pelo delegado, o idoso assumiu a autoria das acusações, sob afirmação de que mantinha a criança em sua casa por vontade dela e não à força. Ele assumiu ainda que teve relações sexuais com a criança sem preservativos. “Ze Pretinho” acrescentou que havia uma relação de amor entre os dois. O delegado solicitou, então, a presença da equipe do CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), que prestou o atendimento social à criança, em outro local, feito por equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais e psicólogos, para evitar a revitimização.
Após ser ouvida, a criança foi encaminhada para realização do exame de conjunção carnal, para comprovar a materialidade da conduta criminosa. O exame atestou que a criança foi abusada sexualmente. Já “Zé Pretinho” está preso na Delegacia de Polícia à disposição do Poder Judiciário local. Ele foi autuado pelo crime de estupro de vulnerável, segundo a Lei da Crimes contra a Dignidade Sexual, conforme o artigo 217–A, do Código Penal, e ainda por posse ilegal de arma, segundo a Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento). “O crime de estupro de vulnerável é hediondo, pois causa profunda repugnância por ofender, de forma acentuadamente grave, valores morais como o sentimento comum de piedade, de fraternidade, de solidariedade e de respeito à dignidade da pessoa humana, provocando graves problemas para vida da criança em desenvolvimento”, explica Arthur Braga. As ações policiais seguem determinações da Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas e da Diretoria de Polícia do Interior (DPI).
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PC