Este ano, o desfile de blocos carnavalescos em Cuiabá foi transferido para o mês de abril. Segundo o secretário municipal de Cultura, Marcus Fabrício, a mudança no calendário é um pedido da Associação dos Blocos Carnavalescos de Cuiabá por causa da homenagem que a capital mato-grossense vai receber da escola de samba Estação Primeira de Mangueira no desfile do Rio de Janeiro.
“Nós acatamos a decisão e ficou o desfile das escolas de samba e blocos no bairro Porto marcado para o dia 7 de abril”, explicou o secretário. Mesmo com a mudança na data do desfile, a capital não ficará sem carnaval. Os tradicionais shows serão mantidos na data carnavalesca, em fevereiro.
Entre os dias 9 e 12 de fevereiro, os shows serão realizados em sete pontos da cidade, nos bairros Porto, CPA 2, Tijucal e Parque Cuiabá, distrito da Guia e feira da Mandioca. “Nesses locais haverá o baile de carnaval. Nós faremos um carnaval descentralizado”, pontuou o secretário.
Gastos 
De acordo com o secretário de cultura Marcus Fabrício, o carnaval popular de Cuiabá, vai custar R$ 400 mil. Ele afirmou ainda que não foi definido o valor que será repassado para o carnaval de rua, onde ocorre os desfiles dos blocos, que este ano será dentro da programação do aniversário de Cuiabá, no dia 8 de abril.
Para ler mais notícias de Mato Grosso, clique em g1.globo.com/mt . Siga também o G1 Mato Grosso no Twitter e por RSS .