Policiais civis dos plantões de Cuiabá e Várzea Grande passam treinamento para gerenciar o stress


Da Redação
Sessenta e oito servidores da Polícia Judiciária Civil que atuam nos plantões das delegacias de Cuiabá e Várzea Grande participam do Programa de Prevenção e Gerenciamento do Estresse, desenvolvido pela Comissão Integrada da Qualidade de Vida no Trabalho da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), com objetivo de melhorar o atendimento nas unidades policiais.
Na semana passada (15 a 19.10), servidores do plantão da Delegacia Municipal de Várzea Grande
participaram do processo. Nesta segunda-feira (22.10) o trabalho iniciou com os policiais civis que atuam no plantão da Delegacia do Carumbé, em Cuiabá. Até sexta-feira (26.10) eles passarão por treinamento para superar o stress, que acaba refletindo no ambiente de trabalho.

Durante toda esta semana, policiais do plantão de Cuiabá participam de um workshop com estratégias para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Com os policiais será feito mapeamento do estresse, por meio de avaliações psicológicas para identificar o nível de estresse dos servidores, bem como as condições ocupacionais que estão ou poderiam estar gerando tensão no dia a dia.
O programa tem o objetivo de informar e sensibilizar os servidores quanto às manifestações do estresse, suas causas e consequências e ensinar ao profissional técnicas para gerenciamento do estresse.
De acordo com a agente penitenciaria Juliana Espósito, orientadora do workshop, o programa tem como foco a prevenção do estresse. “O estresse tem os seus aspectos positivos, como a capacidade de estar apto a dar resposta ao desempenho de uma atividade, o importante é não deixar que ele comprometa a saúde do profissional”, argumentou a orientadora da equipe da Comissão Integrada da Qualidade de Vida no Trabalho.
A aplicação do programa é uma das estratégias do delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, que colocou como prioridade de sua gestão a melhoria do atendimento ao cidadão nas delegacias.
Ainda segundo Juliana, é preciso saber o que pode estar prejudicando o trabalho do servidor e assim melhorar o desempenho profissional incluindo o relacionamento com o público interno e externo. “Com o diagnóstico vai ser tirado uma perspectiva para trabalhar com a qualidade de vida do servidor”, concluiu a orientadora.
Mato Grosso se tornou referência nacional na prevenção e gerenciamento do estresse para profissionais de Segurança Pública, por ser o primeiro estado do país a implantar o programa de iniciativa da Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp) em 2009. Atualmente a aplicação e o desenvolvimento do projeto são mantidos com recursos estaduais.