Lucimar mantém liderança e também passa a ter maior rejeição em VG, diz Gazeta


A Gazeta
A candidata do Democrata à Prefeitura de Várzea Grande, Lucimar Campos, venceria a disputa no segundo maior colégio eleitoral do Estado se o pleito fosse realizado hoje, assegurando 35% das intenções de voto, conforme resultado da 4ª rodada de pesquisas do Instituto Gazeta Dados.
A sondagem na modalidade estimulada, feita nos dias 28 e 29 de setembro, mostra vantagem de 7 pontos percentuais de Lucimar sobre o segundo colocado, deputado estadual Walace Guimarães (PMDB), que somou 28%. Em seguida, surge o atual prefeito do município, Tião da Zaeli (PSD), com 22%. Os demais, Milton Dantas, Miltão (Psol) e Edson Ribeiro (PPL) empatam com 1% cada. O número de indecisos caiu de 14% para 10% em comparação com a pesquisa dos dias 22 e 23 de setembro, mas ainda assim representa patamar expressivo e com potencial de influenciar diretamente no resultado das urnas no próximo domingo (7).

Brancos e nulos são 3%. A pesquisa estimulada é aquela em que o eleitor, ao ser questionado, toma conhecimento das opções possíveis para a escolha. Na rodada anterior, a esposa do senador Jaime Campos (DEM) obteve 34% das intenções de voto contra 26% de Walace Guimarães e 20% de Tião da Zaeli. O resultado da nova pesquisa, portanto, denota ligeira recuperação de Lucimar, cuja queda chegava a 7 pontos desde a primeira pesquisa, publicada no dia 4 de agosto. No período de um mês, o candidato peemedebista galgou crescimento de 10%, pois atraía apenas 18% do eleitorado no início de setembro. Em menor proporção teve Tião da Zaeli, também dentro do mesmo espaço de tempo.
Voto espontâneo
Os números do Gazeta Dados também reafirmam a vitória de Lucimar quando o voto é espontâneo. Nessa modalidade, a democrata obtém 33% das manifestações favoráveis dos eleitores de Várzea Grande, 7 pontos percentuais à frente de Walace (26%) e 12 pontos de vantagem sobre Tião da Zaeli (21%). Os demais postulantes empatam em 1%. A parcela dos indecisos é de 15% e brancos ou nulos, 3%.
Rejeição
Curiosamente, a candidata do DEM, que desponta como a favorita para vencer as eleições no próximo domingo, tem o nome mais lembrado quando o eleitor é questionado a apontar em quem não votaria. Diferente das sondagens anteriores, Lucimar surge em primeira na lista, com 27% das manifestações, superando em 1 ponto o índice atribuído a Tião da Zaeli, cuja avaliação negativa recuou 2%.
Entre os 3 principais concorrentes ao comando do município, Walace Guimarães tem o menor índice de rejeição: 14%. Mas o peemedebista apresentou o maior crescimento neste quesito, uma vez que tinha 12% na rodada anterior.
Milton Dantas é rejeitado por 4% dos pesquisados e Edson Ribeiro por 1%. Uma amostra significativa dos eleitores, 24%, estão indecisos, enquanto que 4% não indicaram rejeitados.