Evento discute importância do aprendizado ideal desde a creche

Fonte: Adriana Nascimento/Fernando Martins
A+A-

O aprender é um processo importante na formação da personalidade e socialização do indivíduo. Portanto, a educação deve ser cuidadosa desde cedo, ainda na creche, dando à criança as oportunidades de desenvolvimento adequado para a melhor interação com o mundo que o cerca. Por ser algo tão importante é que essa atenção ao cuidar integrado ao educar - que, na maioria das vezes é negligenciado pelas políticas públicas - é alvo de discussão do Seminário de Educação (Semiedu 2012), que acontece na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) entre os dias 4 e 7 de novembro.
O assunto da educação desde o berço será discutido no eixo Educação Infantil: educação de bebês, dimensão espacial e perspectiva inclusiva. Além deste também serão discutidos os eixos:  Criança Indígena: os tempos e os espaços da educação da criança nas sociedades indígenas; A construção social da infância: discursos sobre, para e da criança; Saúde, doença e escolarização na infância; Cultura lúdica na infância; Políticas educacionais e currículo no diálogo com a infância; Criança e Direitos Humanos. Dentro desses assuntos estão também debates importantes como a medicalização das crianças nas escolas e os direitos das crianças hospitalizadas.
A abertura do evento, que será às 20h, traz Manuela Ferreira, doutora e professora da Universidade do Porto/Portugal. A convidada realiza conferência sobre metodologias de pesquisa com crianças. A solenidade será no Centro Cultural (MACP – Museu de Arte e de Cultura Popular). Entre os outros conferencistas que se apresentam durante todo o evento conforme programação contida no sitewww.ie.ufmt.br/semiedu2012 estão: Profa. Dra. Ana Carolina Hecht, do Instituto de Ciências Antropológicas, da Universidade de Buenos Aires; Prof. Dr. Fichtner (Universidade Siegen/Alemanha); Profa. Dra. Jytte Juul Jensen (Jydsk Paedagog Seminarium, Aarhus/Dinamarca); entre outros profissionais de diversas universidades brasileiras. As conferências e mesas redonda acontecem diariamente das 8h30 às 12h, os grupos de trabalho acontecerão das 14 às 17h, sessão depôsteres, cursos e oficinas a partir das 16h30.
Programação Cultural
Durante a tarde nos dias do evento, também haverá programação cultural das 14 às 19h,  sessão de vídeo, exposição de brinquedos indígenas e produção literária local na Praça Cultural ‘Crianças Azuis’. O tema fala sobre o esforço que o Semiedu 2012, evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e o Instituto de Educação da UFMT, pretende encontrar para discutir a visibilidade social, cívica e científica das crianças.

Histórico
Já organizado há duas décadas, o Semiedu apresenta este ano o tema: “Das crianças nas instituições e das crianças (in)visíveis– entre a sujeição e as possibilidades criativas” e conta com a contribuição de pesquisadores de países da América Latina e da Europa. O exercício proposto pelo seminário será a inversão dos debates para discutir a educação a partir do ponto de vista das crianças e não apenas pela perspectiva do educador.
De acordo com os coordenadores do evento, Daniela Freire, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN) e o professor Cleomar Ferreira Gomes, coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Corporeidade e a Ludicidade (GPECOL), o Semiedu 2012 inspira-se na metáfora do olhar de ave – ideia do poeta cuiabano Manoel de Barros, que diz ser “aquele capaz de perceber crianças azuis nas crianças coisificadas das instituições e fora delas”.
Para os coordenadores, inspirados na poesia de Manoel de Barros, crianças coisificadas não querem ser vistas de forma razoável, e sim, querem um olhar de azul, um simples olhar com mais atenção. “Esta inspiração se dedica a promover lugares acadêmicos e culturais que acenem para a visibilidade das crianças nas sociedades adultas, mais especificamente nos contextos educacionais e de pesquisa”, ressaltam os organizadores.
Parceiros
O evento conta com apoio da Capes, Fapemat, CNPq, Curso de Especialização em Educação Infantil da UFMT, Secretarias de Educação e de Cultura do Estado de Mato Grosso (Seduc/SEC), Secretaria Municipal de Educação/Cuiabá (SME), Grupo de Pesquisa em Geografia da Infância da Universidade Federal Fluminense (Grupegi/UFF), Unemat, Conselho Regional de Psicologia (CRP18MT), Casa Silva Freire, Centro Internacional de Estudo em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ED) e Colégio Ibero-Americano (CIA). A realização é do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT.