Em uma estrutura inflável de 220 metros quadrados em formato de pulmão, o MT Sem Fumaça teve início hoje. Até sexta-feira (19), alunos e professores terão um espaço para aprender de forma diferente sobre os malefícios da fumaça. Documentários sobre tabagismo, exposição de peças anatômicas do corpo humano, de ilustrações e fotos, e percepções olfativas e auditivas, com linguagem apropriada para todas as idades e tradução para Libras, estão á disposição.
Na área externa foi instalada uma mesa interativa com jogos educativos onde os visitantes podem testar seu conhecimento sobre o assunto. Também contribui com o evento o Corpo de Bombeiros, que montou estande próprio para expor roupas e equipamentos utilizados no combate a incêndios. Uma surpresa para a criançada foi a presença de um caminhão de combate a incêndios.
Kleyton Vinícius (13) visitou o local com a sua escola, a EMEB Liberdade, do bairro Osmar Cabral. Ele confessou que muitas das informações que recebeu pelos monitores eram novidades para ele. O estudante do oitavo ano disse ter ficado impressionado com a sala que aborda o tema tabagismo. Lá ele pode observar pulmões humanos conservados em vidros e o efeito que os componentes do cigarro causam neles. Kleyton disse que vai levar os conhecimentos adquiridos para casa, onde convive com fumantes.
Segundo a coordenadora geral do projeto, Giseli Gomes, a iniciativa teve origem na união de esforços entre a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc) e a Sociedade Mato-Grossense de Pneumologia. Ainda de acordo com Giseli, que também é gerente de Educação Ambiental da Seduc, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participa do projeto desde as fases iniciais.
A professora do Instituto de Biociências (IB/UFMT), Edna Lopes Hardoim presenciou e contribuiu com todas as fases do projeto. Ela conta que a UFMT foi responsável, além de ajudar com questões estruturais e logísticas, por participar da capacitação dos monitores, através de professores da Faculdade de Medicina (FM). Toda a colaboração está de acordo com a missão da Instituição, que inclui não somente a produção, mas também a divulgação de conhecimentos.
A exposição está localizada no estacionamento do Ginásio de Esportes da Universidade. No sábado a exposição estará aberta durante todo o dia para receber a comunidade em geral, não havendo necessidade de agendamento.
A iniciativa é uma ação da Secretaria do Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), com apoio das Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Saúde (SES), do Ministério Público, da Sociedade Brasileira de Pneumologia, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).





