Candidatos trocam farpas, mas não informam propostas sólidas


Valérya Próspero

Fotos: Valérya Próspero/RDNews
Fotos: Valérya Próspero/RDNews -- No último debate entre os candidatos de Várzea Grande estiveram Lucimar Campos, Walace Guimarães, Edson Ribeiro, Miltão e o prefeito Tião da Zaeli
No último debate entre os candidatos de Várzea Grande estiveram Lucimar Campos, Walace Guimarães, Edson Ribeiro, Miltão e o prefeito Tião da Zaeli
   Com debate morno e sem propostas efetivas, os candidatos à Prefeitura de Várzea Grande responderam a questionamentos da população, de especialistas e entre si, na TV Rondon afiliada do SBT (canal 5), na manhã desta quarta (3). Mesmo com a pequena diferença percentual entre os 3 primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto, os ataques foram, consideravelmente, singelos.
   A primeira ofensiva partiu do candidato Tião da Zaeli (PSD) contra Walace Guimarães (PMDB). Ele afirma que o peemedebista fala em participação popular no programa de governo, mas não ouviu a sociedade quando implantou um albergue prisional na região do Jardim Glória, em 2009. Conforme o social-democrata, a população está insatisfeita com a utilização do prédio devido ao aumento de furtos no local. O albergue tem o intuito de ressocializar detentos que prestam serviços comunitários durante o dia e dormem no local à noite. Walace rebate dizendo que o prédio é de propriedade de seu irmão, o médico Josias Guimarães, e alfineta ao afirmar que o debate com a sociedade deveria ser promovido por Tião, que fazia parte da administração da cidade na época. “Se eu fosse o dono, transformava em um Hotel”, conclui.
   Outro momento, pouco mais conturbado, foi a lavagem de "roupa suja" entre Tião e o candidato Edson Ribeiro (PPL). Edson está irritado com a falta de pagamento de seu salário, devido à ausência de suas atividades durante a campanha política. O recebimento da remuneração seria garantido por lei. Diante o fato, o candidato do PPL “denunciou” pagamento de aluguel da casa pertencente a sogra do prefeito, feito com verba da prefeitura. Tião confirmou a existência do repasse e disse que há contrato firmado ainda na primeira gestão do prefeito cassado Murilo Domingos. Na casa estaria instalada uma farmácia popular.
-- Uma multidão acompanhou o prefeito Tião da Zaeli
Uma multidão acompanhou o prefeito Tião da Zaeli

   No mais, os candidatos afirmaram que vão resolver todos os problemas elencados tanto pela população, que participou por meio de perguntas gravadas no terminal da cidade e repassadas no 1º bloco, quanto pelos especialistas nas áreas de meio ambiente, saúde, segurança e cultura.
   Lucimar Campos (DEM) ao responder o professor e ambientalista, Paulo Teixeira, disse que vai resolver a situação do saneamento básico e abastecimento de água. Edson, que respondeu Carlos Alberto, do conselho de Segurança, também vai tomar medidas para solucionar o problema na cidade, na qual a juventude está morrendo.
   O candidato Miltão (Psol) respondeu o médico Marcelo Sandrin e acredita que a questão da saúde, na 2ª maior cidade do Estado, proporciona mais do que aparenta e promete solucionar a questão. Tião da Zaeli ficou com a pergunta do artista André D’Lucca. O social-democrata reconheceu que, em sua gestão, a cultura não foi devidamente atendida em função da prioridade em outros setores, mas que sabe da importância do planejamento para a área. Disse que só conseguirá fazer bom trabalho se receber ajuda do Estado, pois o município não tem condições financeiras para tanto.
   Walace, por sua vez, respondeu ao questionamento do jornalista Humberto Frederico em relação à ação conjunta com o futuro prefeito de Cuiabá, para melhoria dos setores mais deficitários da cidade, como saúde, educação e segurança. O deputado garantiu que entre 1º de janeiro e 31 de março de 2013 vai ter resolvido os problemas da saúde pública de Várzea Grande. Afirmou também que 90% dos 98 mil domicílios do município não recebem água tratada e que vai solucionar o quanto antes.
   Ao todo foram realizados 3 debates com os postulantes ao Paço Couto Magalhães, sendo o primeiro realizado pela RedeTV! (canal 47) e o segundo pela Rádio MIX FM 94,3, do Grupo Folha do Estado.
Ir para o Blog