"Eu não senti nele determinação política em resolver os problemas da Saúde" dispara Maluf
O candidato do PSDB à Prefeitura de Cuiabá, Guilherme Maluf, afirmou, em entrevista ao MidiaNews, que não teme a condição de "herdeiro" das administrações de Wilson Santos (PSDB) e Chico Galindo (PTB).
Ele prevê que terá desgastes, em função da tentativa dos adversários de ligar sua eventual gestão à continuidade desses governos. Mas, afirmou que não vai tentar descolar sua imagem dos dois gestores.
“É até natural que parte desse desgaste venha para o meu lado. Eu tenho declarado que não vou esconder nem Wilson Santos, nem Chico Galindo”, assegurou. “E vou mostrar para a população, o que eu achar que está errado vou criticar. E o que eu achar que está certo eu vou elogiar”, afirmou.
Na avaliação de Maluf, o atual prefeito melhorou a gestão do município, mas seu grande defeito foi não saber se aproximar dos cuiabanos.
“Chico Galindo fez alguns enfrentamentos, e isso talvez seja uma das causas da sua impopularidade. Ele focou muito a questão da gestão, e não soube se aproximar do povo cuiabano, que tem uma característica especial. Ele gosta de carinho, gosta do prefeito por perto, que o prefeito frequente o seu bairro”, analisou.
“Eu, sendo cuiabano, conhecendo todo mundo, tenho essa característica. Podem questionar o fato de eu ser de uma classe social mais elevada, mas eu fui vereador de Cuiabá, tenho uma história. Eu conheço os bairros, a história de Cuiabá. Então, isso me aproxima da cuiabania”, observou.
Maluf enxerga, entre os méritos do ex-prefeito tucano, sua atuação na Educação. “Dizer que a Educação não melhorou no Governo Wilson Santos é besteira. Evoluiu muito. O cursinho vestibular, a bolsa universitária, o salário dos professores... Cuiabá hoje é bem colocada, a nível nacional, na parte educacional. Enquanto eu posso enumerar aqui 100 críticas para a Saúde”, completou.
Saúde
Maluf, que já foi secretário de Saúde de Cuiabá por 11 mese,s na gestão de Wilson Santos, diz que está pronto para encarar os debates e as críticas que deve receber dos adversários, ao longo da campanha.
“Muita gente fala que eu não resolvi nada na saúde. E é verdade
"Muita gente fala que eu não resolvi nada na saúde. E é verdade, por isso briguei com o Wilson"
“Fiz o arroz-com-feijão, até porque não tinha um apoio muito grande do prefeito. Ele estava priorizando mais as questões de obras”, afirmou. “Então decidi sair, voltei para a Assembleia Legislativa”, contou.
Maluf relata que quis sair da pasta, principalmente, porque entrou em conflito como prefeito, por causa do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores. “Eu fiz um acordo e o prefeito entendeu que tinha que fazer outro PCCS. Esse foi um dos pontos principais da nossa discórdia.”
Entre os méritos de sua gestão à frente da Saúde, o tucano lista o aumento dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) que chegam para Cuiabá. “Teve uma elevação muito grande no recurso que vem para Cuiabá. Peguei a pasta com todas as categorias eme greve e não teve mais greve nos 11 meses que passei lá. Peguei o depósito de medicamentos bloqueado pelo Ministério Público, em péssimas condições. Então, fizemos uma gestão do armazenamento, assistência farmacêutica. Não faltava médico nem remédio”, disse.
Propostas
Guilherme Maluf diz ser contra a construção de um novo Pronto-Socorro para a capital. “Tem candidatos defendendo a construção de um novo Pronto-Socorro para Cuiabá. Eu discordo disso. Porque temos duas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] de porte 3 em construção, quatro policlínicas. Se readequarmos a rede de urgência e emergência de Cuiabá, não precisa construir mais nada”, apontou.
O candidato sugere transformar as policlínicas em uma espécie de mini pronto-socorros e mudar o atendimento do Pronto-Socorro principal. “Ali funcionam um hospital municipal e uma unidade de emergência. A primeira coisa é separar. O que podemos fazer é construir uma unidade de urgência e emergência infantil”, disse.
“Essa adequação na rede, associada também a uma adequação na rede de Várzea Grande, resolve o problema. Porque hoje, boa parte do povo várzea-grandense vem tratar em Cuiabá, Só quem não conhece saúde pública trata do assunto sem tratar do aglomerado urbano”, avaliou.
Além da área de Saúde, Maluf aponta como prioridade em seu plano de governo a infraestrutura, incluindo mobilidade urbana.
“Eu acredito que Cuiabá não parou de crescer e desenvolver, mas o próximo prefeito tem que ter um projeto de desenvolvimento muito forte. Eu vejo municípios no interior que cresceram muito, e tiveram uma infraestrutura muito grande. Não que eu esteja com ciúmes, mas como cuiabano e como político, não tenho como deixar de notar que Cuiabá tem um Distrito Industrial e Rondonópolis está indo para o terceiro. Temos que reverter esse descompasso”, afirmou.
:midianews






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com