Militante da saúde há 30 anos, a enfermeira faz parte das apostas da executiva municipal do PSB 40 Cuiabá como pré-candidata a vereadora na Capital
Por Aluízio de Azevedo
Imprensa PSB 40 Cuiabá
Outro exemplo de mulher atuante na política é a enfermeira, advogada e professora doutora da UFMT, Wildce da Graça Araújo Costa. Apesar de ter nascido em Franca, São Paulo, seus pais são mato-grossenses e ela é moradora de Mato Grosso há mais de 30 anos, dedicando a maior parte deste tempo a luta pela saúde pública no Estado.
Agora, Wildce, que preside desde 2010 a Comissão de Estudos de Direito Sanitário e Defesa do Direito à Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional de Mato Grosso OAB-MT), quer levar esta bandeira e atuar na Câmara municipal de Cuiabá.
Ela é uma das pré-candidatas a vereadora pelo Partido Socialista Brasileiro de Cuiabá (PSB 40). “Acreditoque a Câmara Municipal exerce um papel primordial na garantia desse direito, pois que as necessidades e demandas do povo cuiabano podem se constituir em direito, cuja exigência depende de lei”, pondera a militante socialista.
Além de ser enfermeira, também é advogada, possui mestrado e doutorado em Saúde Pública, e especialização em Direito administrativo e Direito Sanitário. Por mais de 20 anos, a militante socialista atuou na área da saúde pública, como servidora da Fundação de Saúde de MT (FUSMAT) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MT).
Wildce tem larga experiência na área da gestão pública, em especial na área da saúde, ocupando vários cargos de no serviço público estadual e municipal. Foi chefe da Divisão de Recursos Humanos Fusmat, primeira secretária Municipal de Saúde do município de Colíder, coordenadora de Planejamento da Fundação de Saúde de Cuiabá (FUSC), e presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (COREN_MT).
Desde 2002 é professora do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFMT na área de Política, Gestão e Planejamento em Saúde.
Caso eleita, a doutora em saúde pública pretende exercer seus conhecimentos sobre a área elaborando leis e articulando junto ao Poder Executivo e outro poderes do Estado, as discussões necessárias para o aperfeiçoamento da legislação sanitária municipal; bem como monitorar e fiscalizar a elaboração e implementação do Plano e Orçamento Municipal.
“Sou militante atuante do Movimento Sanitário Mato – grossense e integrante do Fórum em Defesa da Saúde Pública. Sempre buscamos promover mobilização e organização política dos segmentos populares e de trabalhadores da saúde, negociando, pressionando os poderes públicos para derrubar as barreiras que impedem o alcance do direito à saúde pela população”, destaca Wildce.






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com