MPE notifica prefeito a combater queimadas no parque

Um dos principais problemas é a falta de uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade

MidiaNews/Arquivo
Clique para ampliar 
Chapada dos Guimarães registrou 1.21l6 focos de calor; prefeito foi notificado pelo MPE
KATIANA PEREIRA
DA REDAÇÃO
O prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), Flávio Daltro (PSD), foi notificado pelo Ministério Público Estadual (MPE) para que implemente ações e projetos para impedir ou minimizar os efeitos negativos das queimadas. A notificação foi entregue para Daltro na segunda-feira (9).

De acordo com o MPE, o município não possui nenhum tipo de fiscalização de focos de queimadas. Situação agravada pela falta de um posto do Corpo de Bombeiros na cidade.

A promotoria quer que a Prefeitura disponibilize um caminhão-pipa, para atuar no combate aos focos de queimada. Também foram requeridos a contratação e treinamento de uma equipe de, no mínimo, cinco brigadistas, para atender à demanda de queimadas urbanas.

Ainda foi recomendada a celebração de um termo de parceria ou convênio com o Corpo de Bombeiros, visando à instalação de um ponto de apoio para as ações desses profissionais no município.

Segundo o MPE, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já se comprometeu em promover curso de formação e disponibilizar alguns instrumentos, como abafadores, para realização do trabalho de campo. Ela explicou que os brigadistas do ICMBio atendem exclusivamente a área do Parque Nacional de Chapada e entorno.

Fogo no Parque
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o município de Chapada dos Guimarães registrou 1.216 focos de calor em 2010. 
Uma das áreas mais críticas é o Parque Nacional. Há anos, que ocorrem queimadas em seu interior.

Outro lado 
O prefeito Flávio Daltro afirmou ao MidiaNews que a cidade está se preparando para combater os focos de incêndio e que já tomou providências, antes mesmo de ser notificado pelo MPE.

De acordo com Daltro, todos os anos, homens do Corpo de Bombeiros de Cuiabá se deslocam para Chapada dos Guimarães para dar suporte no combate aos focos. 
Sgundo ele, os bombeiros ficam hospedados em uma casa alugada no centro da cidade e têm todas as despesas pagas pelo município.

O plano de combate às queimadas é implementado nos meses de maior concentração de focos de incêndio: julho, agosto, setembro e outubro.

“Neste ano, vamos fazer como todos os outros anteriores: vem uma equipe de bombeiros de Cuiabá, com seis ou oito agentes, e também vamos contratar 10 brigadistas. Temos uma reunião na quinta-feira para definir tudo”, disse. Mídia News

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com