
“É preciso uma mudança radical no atual modelo de gestão na Secretaria Municipal de Educação”, defende a socialista
Por Aluízio de Azevedo
Assessoria de Imprensa PSB 40 Cuiabá
A professora Maria Helena Bortolo, 52 anos, é uma das principais pré-candidatas a vereadora pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB 40) em Cuiabá. Atual presidente da subsede do Sindicato dos Profissionais e Trabalhadores da Educação (Sintep-MT) na Capital, ela atua na área educacional há 32 anos, desde quando se formou na cidade onde nasceu Arapongas, no Paraná.
Helena reside em Cuiabá desde o ano de 1990, quando mudou-se para a cidade para assumir o concurso como professora da rede estadual de ensino. Formada em Geografia, é pós-graduada em filosofia para crianças. A educadora sempre esteve “na linha de frente” de defesa da educação de qualidade e dos profissionais e trabalhadores da área.
“Desde quando era professora interina no Paraná já militava e era filiada ao sindicato. Aqui em Cuiabá desde o primeiro dia que assumi, eu me filiei, fui liderança nas escolas onde lecionei, fui diretora do Sintep-MT e depois vice-presidente do sindicato no ano de 1993”, salienta.
E durante duas gestões e meia toda diferença a frente do maior sindicato em nível municipal, conseguindo várias conquistas para os trabalhadores e a melhoria da qualidade de ensino em Cuiabá. Construiu, por exemplo, uma das mais belas chácaras que atende ao lazer dos profissionais da educação.
Como a aprovação do Plano Municipal de Educação em 2010, com todos os ajustes do Plano Nacional de Educação; a gestão democrática nas escolas e creches da rede municipal; e a aprovação da lei orgânica dos profissionais da educação do município. Também criou o primeiro programa de televisão num canal aberto, o SinTV. Voltado para o sindicalismo, é veiculado todo sábado entre 09h30 e 10h.
A pré-candidata socialista frisa que caso seja candidata e vença, fará da educação pública de qualidade uma meta a ser consolidada na Câmara de Cuiabá. Ela ressalta que apesar dos vários desafios vencidos junto a gestão da educação na Capital, muito ainda precisa ser feito para melhorar a educação na rede pública.
“A educação de Cuiabá tem problemas em várias questões, mas principalmente no modelo de gestão da Secretaria Municipal de Educação, que tem uma visão drástica, pois não garante boa aplicação dos recursos e não consegue oferecer um ensino de qualidade. É preciso uma mudança radical no modelo de gestão oferecido atualmente”, observa a sindicalista., ao lembrar que atualmente se dedica a fase de transição das eleições na subsede do Sintep em Cuiabá, cujo cargo deixará no próximo dia 29 de junho.
Combate a corrupção
Além disso, Helena faz questão de ressaltar que procura combater com toda veemência a corrupção e não será diferente caso realmente saia candidata e consiga vencer a disputa.
“A Corrupção consome por ano cerca de R$ 6 bilhões. Sou uma das batalhadoras para reduzir e superar essa chaga que corrói a sociedade. Desejo ser candidata com Mauro Mendes também candidato a prefeito e juntos construindo um partido socialista brasileiro que tem condições de fazer as mudanças que Cuiabá precisa”, argumenta a educadora.






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com