“DIA ESTADUAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA” PASSA A INTEGRAR CALENDÁRIO OFICIAL DO ESTADO


04/07/2012

“DIA ESTADUAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA” PASSA A INTEGRAR CALENDÁRIO OFICIAL DO ESTADO

O governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), sancionou no dia 19 de junho deste ano, a Lei n° 9.757, de autoria do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (AL), deputado Emanuel Pinheiro (PR), que institui a campanha de prevenção ao câncer de mama, denominada de “Outubro Rosa”. Com a aprovação da AL e sanção do governador ficou instituído o dia 26 de outubro como “Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama”.
O presidente da comissão informou que o dia 26 de outubro passou a integrar o Calendário Oficial de Datas e Eventos do Estado de Mato Grosso.
Segundo o parlamentar a proposta é sensibilizar as mulheres para que realizem os exames necessários à prevenção do câncer de mama. “Todas as ações vão ser direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce”, destacou Pinheiro.
Conforme o compositor da lei, durante o mês da campanha, a finalidade será divulgar os direitos assegurados pela lei federal n° 11.664, que dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o acompanhamento dos cânceres do colo uterino e de mama, no Sistema Único de Saúde (SUS).
O deputado ainda explica que no Brasil já existe um movimento conhecido internacionalmente com o nome “Outubro Rosa”. Pinheiro explica que o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. “Este movimento começou nos Estados Unidos, onde os vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama”, explicou.
Emanuel Pinheiro disse que para propagar ainda mais a campanha no Estado de Mato Grosso, sugere que os municípios sejam enfeitados com laços rosas, principalmente nos locais públicos, sejam realizado desfiles de moda com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliches e outros entretenimentos que influencie a participação da sociedade.
“A popularidade do “Outubro Rosa” alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa, e o Estado de Mato Grosso não pode ficar fora dessa luta contra o câncer de mama que ceifa a vida de tantas mulheres”, argumentou o deputado Emanuel Pinheiro.
FONTE : Vania Costa - Assessoria de Imprensa

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com