Criança do ES terá o coração 'desligado' por oito horas em cirurgia

Menina de 2 anos nasceu sem um rim e com má formação no coração.
Segundo Sesa, tratamento não é oferecido no Espírito Santo.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
2 comentários
A família de uma menina capixaba de 2 anos vai viajar para tratar o problema de saúde da criança, em Curitiba, noParaná. Jhennifer Schaider nasceu sem um rim e com uma má formação no coração, chamada comunicação interventricular. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo(Sesa), o procedimento de fechamento de comunicação interventricular é de alta complexidade e não é ofertado no estado, nem na rede pública e nem na rede particular.
Segundo a família da criança, o estado custeou apenas a passagem de ida da mãe e da menina. O estado também ajudará com R$ 40 reais em diárias, mas, de acordo com os pais, o valor só será repassado em 15 dias. O pai da menina, Roger Schaider, disse que Jhennifer recebe ajuda de amigos e familiares. "Às vezes as pessoas confundem o caso, mas minha filha tem um furo no coração e ainda é hipertensa. Ela está sobrevivendo com a graça de Deus. Várias pessoas estão ajudando, tenho certeza que Deus vai fazer a obra", falou Schaider.

Problema cardíaco

De acordo com a médica Sônia Rabelo, especialista em cardiopediatria, a cada mil crianças, uma nasce com problema cardíaco. "Geralmente, esses problemas são causados por fatores genéticos, mas hoje em dia, os resultados das cirurgias são muito positivos. A operação causa um certo estresse no organismo, mas a reação é muito pessoal. Quando a criança reage bem, recebe alta em até 10 dias", explicou a médica.
A médica explicou que, durante o procedimento, um equipamento efetua a função do coração, bombeando o sangue pelo corpo da menina, enquanto o problema no órgão é corrigido.
Secretaria de Saúde
Em casos com o de Jhennifer, segundo a responsável pelo Programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), Simone Calixto Borges, o paciente é encaminhado para o tratamento em outro estado de referência.
De acordo a Secretaria de Saúde, o agendamento da cirurgia foi confirmado na última quinta-feira (28) pela Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade do Ministério da Saúdepara o dia 8 de julho, em um hospital de Curitiba. Segundo as portarias que regulamentam a rotina do TFD, além das passagens aéreas, é fornecida ajuda de custo para alimentação e estadia para o paciente e um acompanhante.
O prazo de liberação da ajuda de custo, no valor de R$1.244 é de sete a dez dias, após o agendamento pela Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade do Ministério da Saúde e assinatura da documentação pelos responsáveis.
Jhennifer nasceu com uma má formação no coração e será operada em Curitiba, no Paraná. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Jhennifer nasceu com uma má formação no coração e será operada em Curitiba, no Paraná. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com