Candidatos espalham "santinhos" na tentativa de convencer os eleitores

 -- Santinhos dos candidatos à Prefeitura de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), Guilherme Maluf (PSDB), Lúdio Cabral (PT) e Carlos Brito (PSD)
Santinhos dos candidatos à Prefeitura de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), Guilherme Maluf (PSDB), Lúdio Cabral (PT) e Carlos Brito (PSD)
  
Dos seis candidatos a prefeito de Cuiabá, quatro já estão com parte do material de campanha nas ruas. Os santinhos já podem ser vistos espalhados pelas ruas centrais da cidade. Esta forma de propaganda é considerada uma das mais importantes por fixar a imagem do candidato junto ao eleitor. Por ser pequeno, também serve de “cola” no momento da votação.
   Para confeccionar o material, as equipes levaram em conta o ponto forte de cada postulante ao Alencastro. Líder das pesquisas de intenção de voto, o empresário Mauro Mendes usa a frase de efeito Agora é Mauro na tentativa de convencer o eleitor de que chegou o momento de dar uma chance ao socialista, derrotado em duas campanhas consecutivas, sendo a primeira em 2008 a prefeito e, dois anos depois, ao Governo.
   Já o deputado licenciado Guilherme Maluf (PSDB), que teve a coragem de assumir o espólio da gestão Chico Galindo (PTB), aposta no slogan Cuiabá para Você com o intuito de mostrar os benefícios das ações da atual administração para os cuiabanos. De forma corajosa, o tucano vai defender que a majoração na base de cálculo do IPTU era necessária e possibilitou as obras de limpeza e pavimentação dos bairros periféricos da cidade, bem como a compra do maquinário para a empreitada.
   Médico, o petista Lúdio Cabral tem no plano de governo o slogan Cuiabá Saudável, Sem Medo de Ser Feliz por priorizar a saúde e qualidade de vida. Nos santinhos, porém, ele optou por apenas citar o nome e o cargo de prefeito a que concorre. O ex-secretário de Comunicação da Capital, Carlos Brito (PSD), optou pela frase de efeito Chegou a Vez de Cuiabá numa alusão aos rumores de que o adversário Mauro vai deixar a prefeitura para tentar o governo, caso eleito, a exemplo de Wilson Santos (PSDB), reeleito em 2008, mas derrotado na corrida ao Palácio Paiaguás dois anos depois. Brito promete priorizar a capital.
   Fora o material de campanha, os candidatos apostam na propaganda televisiva. O tempo é praticamente o mesmo para os quatro, sendo que Maluf leva ligeira vantagem sobre os demais. Enquanto Mauro tem o apoio de dois senadores, Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT), Brito conta com a vantagem de ter o presidente da Assembleia, José Riva, e o vice-governador Chico Daltro, todos do PSD, no mesmo palanque. Já Lúdio aposta no “peso" político do governador Silval Barbosa, já que tem o vice Francisco Faiad do PMDB, mesma sigla do chefe do Executivo. O petista também vai usar a seu favor as políticas implementadas pelo PT, com Lula e Dilma Rousseff no Governo Federal, voltadas aos moradores com menor poder aquisitivo.

   A chapa de Mendes e João Malheiros (PR) tem o apoio do PSB, PR, PDT, PPS e PV. O arco de alianças em torno da candidatura de Maluf e do vice João Celestino (DEM) é formado por PSDB, DEM, PP, PMN, PRP, e PTdoB. Lúdio e Faiad têm a força apenas das lideranças do PT e PMDB na corrida ao Palácio Alencastro. Já Brito e o colega de chapa, pastor Paulo Roberto, do mesmo partido, congregam PCdoB, PTN, PSLPHS, PTC, PSC, PRTB e PSDC, além do PSD. 

Autor: RDNews - Andréa Haddad

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