Candidatos definidos, agora expectativa do eleitorado é por debate de propostas na Capital

Reportagem local - Jonas da Silva
Foto: Reprodução/Montagem
Candidatos definidos, agora expectativa do eleitorado é por debate de propostas na Capital
Não importa o ar da graça ou estilo de adversários pela disputa eleitoral dos próximos três meses de campanha em Cuiabá. O que os eleitores esperam é que concorrentes ao pleito apresentem propostas e mostrem de onde vão tirar dinheiro para resolver a vida de quem paga impostos e quer serviços públicos e apoio da máquina pública a quem quer investir para gerar emprego e renda.

O perfil dos concorrentes, confirmados pelos adversários em parte de entrevistas exclusivas deles ao Olhar Direto é que mostra a tendência. Todos, sem exceção querem o debate qualificado para resolver com políticas públicas a vida de Cuiabá.

E ao que parece, pelo menos por enquanto, antes da chegada do nervosismo midiático de debates eleitorais e perrengues da campanha, os candidatos sinalizam que vão mostrar propostas.

Algumas delas já foram colocadas a público. Como a aposta de Carlos Brito (PSD) em fazer quatro unidades de saúde ou pronto-socorro em regionais de Cuiabá para desafogar o polêmico pronto-socorro da cidade. Ou a ideia de Mauro Mendes (PSB) em ter um novo pronto-socorro e criar uma secretaria específica para auxiliar o doloso problema de violência e criminalidade de Cuiabá, ainda que a responsabilidade seja dos governos estadual e federal.

Um ar de seriedade das lidas empresariais deve marcar a imagem de Mauro. O mesmo ar empresarial, mesclado com a experiência legislativa, deve ser do tucano Guilherme Maluf (PSDB) ao longo dos embates. Já Lúdio Cabral (PT) tem o ícone e programas do governo Dilma Rousseff para alardear, assim como projetos do governo Silval Barbosa (PMDB), embora sob críticas. Além de ter demonstrado ser crítico contumaz quando no legislativo.

De outro lado, a experiência da prática do movimento comunitário, de gestão e parlamentar de Brito engrossam o tom de que teremos uma campanha do debate.

Perfil questionador

Concorrentes de partidos menores também ocuparão o cenário eleitoral, como o sindicalista Adolfo Grassi, do Partido Pátria Livre (PPL), que tem conhecimento para duelar, dada a base de onde veio.

E é certo também que o preparo intelectual, questionador e contundente de outras campanhas do procurador Mauro César Lara Barros (PSOL) também contribuirá em muito para um processo eleitoral com debate exaustivo de soluções para problemas de Cuiabá.

Não faltam desafios aos que se propõem administrar Cuiabá, seja nas aflições da saúde, no pânico da segurança pública, ou no quase caos do trânsito cuiabano, onde pedestres e condutores parecem crer que as vias de mobilidade da Capital parecem lhe pertencer como objeto de desejo e de uso individual.

Enfim, a sorte de Cuiabá está lançada. Cabe aos eleitores observarem os candidatos, saber de onde vão tirar dinheiro para seus planos de governo. E debater, debater e mais que esmiuçar propostas. No final, quando escolherem legisladores e o prefeito de Cuiabá e de outros 140 municípios de Mato Grosso, saberão que o ganho será coletivo.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com