A Câmara Municipal de Penedo participou da audiência pública realizada por solicitação do Vereador Derivan Thomaz (PMDB) para discutir ações realizadas no município para enfrentar o consumo de entorpecentes. Promovido pela Prefeitura no auditório da Casa de Aposentadoria no dia 28 de junho, o evento foi incluído na Semana de Prevenção e Combate às Drogas, projeto de autoria do parlamentar Derivan Thomaz aprovado em 2009.
Satisfeito com a realização da audiência pública, o Vereador destacou em seu discurso no plenário da CMP que, pela primeira vez, o município atendeu de “forma correta e completa” ao que consta no projeto de sua autoria. A Semana de Prevenção e Combate às Drogas em Penedo foi estabelecida para acontecer no mesmo período do evento em nível nacional com propósito de intensificar ações educativas que alertem para os danos inerentes ao uso de drogas, buscar soluções e ainda mostrar o que é feito para prevenir consumo e tratar os dependentes.
Elogios
Derivan Thomaz parabenizou a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), pasta responsável pela Coordenação de Promoção da Paz e Combate às Drogas, setor responsável pela promoção da audiência e toda a programação da Semana de Prevenção e Combate às Drogas. O Vereador elogiou o trabalho da Secretária Ana Cruz, da coordenadora Luciene Caetano (popular Neide do Conselho) e da professora Helena Porto, citando que Penedo foi contemplado com recursos do governo federal graças “por conta do bom trabalho” na cultura da promoção de paz.
Responsável pela criação da Coordenadoria de Promoção da Paz e Combate as Drogas durante sua atuação à frente da SEMTHAS, a Vereadora Ivana Toledo reforçou os elogios à administração municipal e frisou que a responsável pela Coordenadoria “tem amor à causa”, referindo-se ao empenho de Neide no combate ao uso de drogas em Penedo. A Vereadora disse ainda que o diálogo entre pais e filhos e o pulso firme na educação de crianças e adolescentes são fundamentais para prevenir o uso de drogas.
Criminalidade
O Vereador Sargento Marival (Marival Oliveira/PMDB) também elogiou a realização da audiência pública e da Semana de Prevenção e Combate às Drogas, ressaltando que o aumento da criminalidade está diretamente relacionado ao consumo e ao tráfico de drogas ilícitas. “Hoje 80% dessa violência em nossa sociedade é fruto dessa desgraça, cocaína, crack e maconha”, afirmou, fazendo um apelo para que os governantes e a população unam-se para acabar com o problema das drogas.
Já o Vereador Dr. Raimundo (Raimundo Jorge Rosário Souza/DEM) ressaltou que o mal também é causado por drogas lícitas (tabaco e álcool), frisando o traço desagregador ao ambiente familiar decorrente da dependência de bebida alcóolica e os exemplos errados passados às crianças dentro do lar. Ele declarou que o problema das drogas na atualidade é uma “questão de saúde pública”, elogiando a realização das atividades promovidas pela Prefeitura de Penedo.
Feliz por ter viabilizado a promoção de ações concretas para as famílias e os dependentes químicos, Derivan Thomaz pediu a continuidade das ações, sugerindo a realização de atividades semelhantes às da Semana de Prevenção e Combate às Drogas em escolas da rede municipal, uma vez por mês em unidade de ensino escolhida pela prefeitura.
Trabalhador na área de saúde, o Vereador disse que o uso de drogas já é problema parecido com “males crônicos sem cura”, citando doenças como diabetes e hipertensão, ambas sem cura, mas que podem ser controladas com o devido acompanhamento. Durante a abertura para apresentação de requerimentos, Derivan Thomaz voltou a pedir a recuperação do acesso ao povoado Marituba do Peixe e da rua Santa Isabel que precisará ser utilizada por conta da colocação de paralelepípedos na via principal da comunidade situada em Área de Proteção Ambiental.
por Assessoria/Câmara






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com