O governo do estado de Mato Grosso começou a tirar do papel uma série de obras relativas à Copa do Mundo de 2014. Quem mais sofre com intervenções nesse momento é a Avenida Miguel Sutil, que já conta com 8 trechos bloqueados para a construção de pelo menos quatro trincheiras - Jurumirim/Trabalhadores; Verdão; Santa Rosa e Mário Andreazza. De acordo com o secretário-adjunto de Infraestrutura da Secretaria Extraordinária da Copa, Marcelo Oliveira, a maior parte das obras levará 360 dias para ser concluída. Até agora, a mais demorada será a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos, que deve ficar pronta somente 24 meses após a ordem de serviço.
As obras da maior trincheira que Cuiabá terá - Jurumirim/Trabalhadores - começaram em 18 de maio deste ano. A previsão é que ela seja concluída em 13 de maio de 2013. A construção está avançada. A primeira etapa já foi concluída, que consistiu na escavação do trecho entre o trevo de acesso ao bairro Leblon e a Avenida Dante de Oliveira, antiga Trabalhadores.
Nesta sexta (08) foi dado início a segunda etapa da obra. Será bloqueado o trecho entre as Avenidas Jurumirim e Dante de Oliveira. O prazo é que o bloqueio total desse local dure 90 dias.
Também nessa sexta-feira teve início as escavações para a construção da trincheira do bairro Santa Rosa. Serão gastos 360 dias para a conclusão da obra.
As escavações para a trincheira do Verdão tiveram início em 3 de junho. Assim como as demais, serão necessários 360 dias para a conclusão da obra de intervenção. Na mesma data começou a segunda etapa de construção da trincheira Mário Andreazza. As escavações que se concentravam somente na Avenida Ciríaco Cândia - iniciadas em 12 de abril - migraram também para a Miguel Sutil.
Além das trincheiras, estão sendo realizadas adequações da rotatória do Círculo Militar, ajuste da pista e ligação do sistema de drenagem entre o viaduto da rodoviária e o viaduto da Avenida do CPA e na rotatória do Centro de Eventos do Pantanal.
Duplicação Mário Andreazza
A conclusão da duplicação da Avenida Mário Andreazza, principal corredor entre Cuiabá e Várzea Grande, está prevista para ser concluída até outubro deste ano. A obra teve início com a duplicação da ponte Mário Andreazza e foi a primeira intervenção a ser lançada pelo governo do estado.
Duplicação da Estrada da Guarita
A duplicação da Estrada da Guarita tem previsão para ser entregue no primeiro trimestre de 2013. Essa obra foi iniciada em 02 de abril e é essencial para a consolidação do corredor Mário Andreazza, um conjunto de obras que facilitará a ligação entre o aeroporto e o estádio, contribuindo também para desafogar a Avenida da FEB e facilitar o acesso ao Trevo do Lagarto sem passar pelo centro da cidade.
Centros de Treinamento
O governo do estado lançou na quarta-feira (06) o edital de licitação para a construção do primeiro Centro de Treinamento, a ser instalado na Barra do Parí, em Várzea Grande. O período para conclusão da obra de 360 dias, sendo que a sessão para abertura dos envelopes ocorre em 11 de junho, próxima segunda-feira. O prazo para conclusão começa a correr depois de dada a ordem de serviço.
Mais dois Centros de Treinamento serão construídos em Cuiabá. Um na Universidade Federal de Mato Grosso e outro no bairro Morada do Ouro. O prazo para conclusão também é de um ano após ser dada a ordem de serviço. Esses dois centros estão com os projetos sendo finalizados para que haja a abertura da licitação.
VLT
A obra que mais tem causado dúvida até o momento é a de implantação do VLT. Enquanto especialistas afirmam que o modal não ficará pronto antes da Copa, o governo do estado, por meio da Secopa, garante que em maio de 2014 a obra está concluída. No entanto, o governador Silval Barbosa (PMDB) já chegou a dizer que não importa o prazo para ser finalizado, o importante é que o VLT ficará como legado para a população de Cuiabá e Mato Grosso.
De acordo com o edital de licitação, o consórcio ganhador da licitação terá 24 meses para concluir a obra depois de dada a ordem de serviço. O governador estava com esperanças de que a ordem fosse dada no último dia 5, mas houve a apresentação de recursos. Dessa forma, a Secopa não tem prazo para anunciar o vencedor da licitação. O prazo para a apresentação de contrarrazões se estende até a próxima quinta. Depois disso, a Comissão de licitação precisa avaliar os argumentos apresentados para então anunciar o vencedor. Mas não existe um prazo legal para que isso seja feito.
Caso a ordem de serviço seja dada ainda esse mês, o VLT ficará pronto somente depois do início dos jogos da Copa em Mato Grosso, uma vez que o Mundial está previsto para começar em 12 de junho e se estender até 13 de julho de 2014.
Aeroporto
De acordo com informações prestadas pelo ex-secretário de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, o reforma completa do aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, será concluída até dezembro de 2013.
No próximo dia 25, o presidente da Infraero, Gustavo Vale, estará em Cuiabá, onde assinará o último convênio necessário para a conclusão da reforma no aeroporto.
Nessa terceira etapa está prevista a liberação de R$ 80 milhões, que serão aplicados para a contrução de uma nova área de embarque e desembarque, fingers, ampliação de estacionamento, adequações na pista de pouso, entre outros. Com todas as modificações, o aeroporto passará a ter capacidade de receber 6 milhões de passageiros/ano. Hoje a capacidade é de 2,5 milhões/ano.
Arena Pantanal
De acordo com informações prestadas pelo secretário-adjunto de I fraestrutura da Secopa, Marcelo Oliveira, a conclusão da Arena Pantanal está prevista para dezembro deste ano. Como o período está sendo atípico e as chuvas se estenderam, a Secopa já começa a trabalhar com um calendário mais elástico, admitindo que as obras do estádio podem ficar prontas até o maio de 2013.
Contudo, Marcelo Oliveira garante que de maio não passa. Ele ainda ressalta que se Cuiabá tivesse sido escolhida como uma das cidades a sediar a Copa das Confederações, o estádio estaria pronto para receber os jogos.
Até o momento, 45% das obras da Arena Pantanal já foram concluídas.
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com