CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV
5/6/2012 11:32:40
Espetáculo que já foi apresentado em mais de 20 municípios integra a programação do 1ª Seminário “Discutindo o abuso”
INDAIAL - Os pais, professores, alunos e comunidade em geral, das escolas municipais de Indaial estão recebendo a apresentação do grupo Detalhe de Teatro. Desde o dia 14 de abril até o dia 2 de junho, as escolas básicas municipais Professora Úrsula Kroeger; Professora Ana Lúcia Hiendlmayer, Professor Mário Bonessi; Professora Mària da Graça dos Santos Salai; Professora Ana Alves Dias e a Escola de Ensino Fundamental Gustavo Barroso receberam em suas dependências o espetáculo que integra a programação do 1ª Seminário que está sendo realizado pelas secretarias de Educação e Assistência Social, através do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente (CMDCA); o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O seminário é um encontro entre crianças, adolescentes, educadores, pais, mães, atores do Grupo Detalhe e comunidade em geral para uma conversa franca. O objetivo do seminário é o de em conjunto encontrar ações práticas no combate e na prevenção ao abuso e á exploração sexual de nossas crianças e adolescentes.
O Seminário que teve início no dia 14 de abril, na escola municipal do bairro João Paulo II, encerrará no dia 23 de junho, na Escola Básica Municipal Arapongas. Os encontros acontecem às 14 horas, sendo uma realização do Grupo Detalhe de Teatro – 10 anos; Cultura Viva; Pontinho de Cultura; Fundo Nacional da Cultura e Ministério da Cultura do Governo Federal.
“Isso Não É Brincadeira”
A peça teatral “Isso Não É Brincadeira” é um espetáculo dinâmico e de contato direto com o público, através de oito cenas que começam a ser contadas por crianças e que passam a ser representadas ao público. Quatro destas cenas retratam situações vividas por crianças e outras quatro por adolescentes e lançam reflexões acerca do abuso, agressão e exploração sexual de crianças e adolescentes. Algumas situações, no decorrer da apresentação, devem ser resolvidas pelo próprio público para chegar ao desfecho. Essa dinâmica proporciona um momento lúdico no espetáculo, misturando ficção e realidade e deixando claro que se trata de uma representação teatral. O cenário é prático, utiliza-se somente o necessário para cada cena e é montado no local da apresentação pelo próprio grupo. Os figurinos e adereços também se limitam às necessidades da cena. Muitas vezes, um adereço diferente ou um figurino que se transforma caracteriza de imediato um novo personagem.
O grupo é formado por Roberto Morauer e Jean Massanero (texto), Roberto Morauer (direção e cenário), Aline Barth, Elisangela França, Jean Massanero, Juvenal da Silva (atuação), Elisangela Maria França e Juvenal da Silva (Sonoplastia) e Leomar Peruzzo (técnica). Jean explica que o trabalho foi centrado na atuação e no texto, pois entendem que para atingir os objetivos com o espetáculo "Isso Não É Brincadeira" o mais importante é o que dizem e como dizem.






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com