Ação será realizada na Praça Lauro Michels e semáforos próximos em referência ao dia 12 de junho – Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil
More Sharing Services
Tweetar
Share
Autor: Ana Maria Machado
Fonte: SECOM Diadema
No próximo dia 12 de junho (terça-feira) será realizada uma ação com o objetivo de sensibilizar a população sobre o trabalho infantil, que prejudica o desenvolvimento físico, mental, educacional e social de crianças e adolescentes, e os coloca em situações indignas e de vulnerabilidade. O evento será realizado na Praça Lauro Michels e semáforos do entorno, das 10 às 13h.
Participam da ação 20 pessoas, entre representantes da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, entidades executoras do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).
Na abertura do evento haverá leitura de textos, poesias e músicas sobre o tema do trabalho infantil e apresentação de dados sobre o problema. Após o ato, os participantes irão interagir com as pessoas na praça e motoristas nos semáforos próximos. Será distribuído material informativo com o tema: Trabalho Infantil. Não. Isto Não é Brincadeira.
A atividade é realizada todos os anos em virtude da passagem do dia 12 de junho - Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. A data foi instituída em 2002, devido à publicação do relatório da Conferência sobre o Trabalho Infantil em Genebra, com temas diferentes todos os anos.
As pessoas podem colaborar com ações de combate ao trabalho infantil, não comprando produtos ou serviço de crianças e adolescentes, não empregando em sua empresa ou em casa crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos; não comprando mercadorias ou serviços de empresas que tenham práticas de exploração do trabalho infantil e também denunciar situações de trabalho e exploração infantil ao conselho tutelar do município.
Plano Municipal – Diadema conta com o “Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador”, lançado em 2009 e que estabelece um conjunto de procedimentos que atendam a necessidade de se conceber políticas para o combate do trabalho infantil na cidade e envolvendo os diversos segmentos, como Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Cultura, Esporte e Lazer.
Como uma das ações do plano em andamento, o Projeto Escola e Comunidade – Criança Não Trabalha é uma formação desenvolvida pela Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil junto aos professores do município para que identifiquem situações de trabalho infantil entre os alunos, inclusive no âmbito doméstico e também sobre legislação.
O Projeto, que é realizado por meio de Termo de Cooperação entre a Prefeitura e a Federação dos Comerciários (Fecomerciário), também faz formações com profissionais de saúde nas Unidades Básicas de Saúde e com os educadores que desenvolvem ações com as crianças inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
A primeira ação de enfrentamento ao trabalho infantil em Diadema foi a implantação do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, em 2001, visando garantir os direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Para fortalecer as ações de sensibilização e combate ao trabalho infantil, em 2004 constituiu-se no município a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, composta por representantes do governo, sociedade civil, conselhos de direitos e conselhos tutelares.
Serviço:
Ação contra o trabalho infantil
Data: 12 de junho – 10 h às 13h
End.: Praça Lauro Michels – Centro - Diadema
Campanha em Diadema sensibilizará contra trabalho infantil
junho 04, 2012
No comments






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com