A data 18 de maio é lembrada como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data existe desde 2000, instituída pela Lei Federal N. 9.970, foi eleita para lembrar um crime que chocou o país e ficou conhecido como o "Crime Araceli", ocorrido em 1973, em Vitória (ES). 18 de maio é a data em que Araceli Cabrera Crespo, de nove anos incompletos, desapareceu da escola onde estudava para nunca mais ser vista com vida. A menina foi estupidamente martirizada. Araceli foi espancada, estuprada, drogada e morta numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, o rosto principalmente, foi desfigurado com ácido. Seis dias depois do massacre, o corpo foi encontrado num terreno baldio, próximo ao centro da cidade de Vitória, Espírito Santo. Seu martírio significou tanto que esta data se transformou no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
Ações realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Aral Moreira
Assim o dia 18 de maio foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país. Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.
A caminhada de sensibilização ocorreu no dia 18 de Maio juntamente com os alunos da escola da rede municipal e estadual do município de Aral Moreira/MS, professores e crianças e adolescentes inseridos nos projetos do município. Concomitante a caminhada realizamos entrega de panfletos, exposição de faixa, onde a Banda Musical do Peti (Bate Lata) direcionou a caminhada, indo ao encontro da Banda Municipal. A caminhada se iniciou no Peti, passando pela avenida, até o conviver, onde disponibilizamos brinquedos (cama elástica, piscina de bolinha, brinquedos infláveis, tobogã) visando chamar atenção da população e com vista a chamar atenção para a realização da ação, atingir o maior número de pessoas durante a realização do evento. A Secretária Municipal de Assistência Social e Primeira-Dama Sueli Valotta de David destacou a importância da concientização de todos em combater o abuso e exploração sexula infanto-juvenil, agradeceu aos diretores e professores das escolas estaduais e da escola municipal.






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com