ORIENTAÇÕES EM VG TRT alerta sobre acidentes de trabalho em canteiro de obras

 

TRT - prevencao acidentes

 

Saúde, segurança do trabalho e a importância do Equipamento de Proteção Individual (EPI). Este foi o tema da palestra ministrada pela juíza do trabalho Claudirene Ribeiro para 157 trabalhadores da Empresa Zortea Pré-Moldados, em Várzea Grande.

O evento, realizado na última sexta-feira (5), faz parte das ações do Programa Trabalho Seguro, que integra o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, projeto do TST e do CSJT em parceria com TRTs de todo país.

Durante a palestra, a magistrada usou exemplos de situações do cotidiano dos trabalhadores para mostrar a importância de seguir as regras de segurança do trabalho. “Meu intuito foi sensibilizá-los para propiciar uma reflexão e a conscientização sobre a responsabilidade com a própria segurança, assim como o dever do empregador em fornecer EPIs e fiscalizar o uso”, disse.

Claudirene Ribeiro ressaltou ainda que as palestras são uma oportunidade de aproximar o judiciário e a sociedade. “É um momento salutar em que nós fornecemos informações sobre a legislação trabalhista e os trabalhadores esclarecem suas dúvidas. É a hora em que conhecemos melhor a realidade das pessoas e apresentamos um pouco da atuação do Poder Judiciário para a população, que são nossos destinatários”.

Parceria

Para levar informações sobre a importância do trabalho seguro, o Tribunal atua em diversos segmentos, entre eles, a construção civil. As palestras nos canteiros de obras ocorrem com apoio de sindicatos, como o dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá (Sintraicccm).

Para o presidente da entidade, Joaquim Dias, a parceria tem sido muito produtiva. “A palestra foi muito boa e acabou até se estendendo, tamanho foi o interesse dos trabalhadores. As informações foram repassadas de uma forma excelente, interativa e com certeza foi muito válida. Temos bons resultados com essa parceria com o TRT”, destacou.

Dados

Foram registrados no Brasil 2,5 mil óbitos e 571,8 mil Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs) em 2021. Os números representam um acréscimo de 30% em relação ao ano anterior. Entre 2012 e 2021, foram registradas 22,9 mil mortes e 6,2 milhões de CATs no mercado formal de trabalho brasileiro. Os dados são do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SmartLab) da OIT e MPT.


Fonte: FOLHAMAX

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com