Localidade tem altos índices de adolescentes grávidas; problema social foi denunciado em reportagem do MidiaNews
Mary Juruna/MidiaNews
Clique para ampliar 
Reportagem do MidiaNews divulgou fragilidade do Distrito da Guia: por ano a média é de 10 adolescentes grávidas
ISA SOUSA
DA REDAÇÃO
O Ministério Público Estadual, a Câmara Municipal de Cuiabá e a comunidade de Nossa Senhora da Guia (35 km da Capital) discutiram em audiência pública ontem (13) no distrito a criação de um Conselho Tutelar no local.DA REDAÇÃO
A iniciativa visa coibir a violência sexual e, como consequência, a gravidez na adolescência que se tornou praticamente comum na Guia, como mostrou uma reportagem do MidiaNews, no final de abril. Leia mais AQUI.
Levantamento feito pelo site, por meio do único posto de saúde da localidade, indicam que desde 2010 a Guia mantém uma média anual de 10 meninas, entre 12 e 17 anos, grávidas precocemente. Há dois anos, por exemplo, foram 13 as que se apresentaram na unidade e fizeram pré-natal.
Até o início deste ano, quatro foram confirmadas pelo posto. Vale lembrar que mesmo com o consentimento dessas jovens, até os 14 anos o ato sexual se configura como estupro de vulnerável.
Além do comprometimento dos parlamentares para a criação de um Conselho, o MPE realizou a abertura da Semana de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
A programação do evento vai até o próximo dia 17 e inclui o lançamento do projeto Bairros Pela Paz, realizado hoje na Assembleia Legislativa. A iniciativa visa a estabelecer uma aliança entre autoridades e a sociedade civil no combate a exploração sexual infanto-juvenil.
O Bairros pela Paz vai percorrer durante um ano comunidades da Capital que registraram o maior índice de violência doméstica e familiar contra a mulher e de abuso sexual.
“Precisamos conscientizar e proteger as mulheres, crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade. Houve um mapeamento da violência nos bairros, e a partir de agora estaremos ainda mais próximos da população”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Lindinalva Rodrigues Dalla Costa.
Além da Guia, estão no mapeamento os bairros de Cuiabá Doutor Fábio, Morada da Serra, Morada do Ouro, Pedra 90, Grande CPA e Altos da Serra.
Segundo o presidente da Câmara João Emanuel (PSD) ontem pela manhã, antes da audiência pública, o objetivo é dar celeridade a criação do Conselho.
“Nós não podemos e não vamos nos curvar em relação ao alto índice de meninas grávidas. É preciso estabelecer ações concretas para que os abusos cessem”.





