A Secretaria de Assistência Social, através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), em parceria com a Secretaria de Educação promoveu o Espetáculo Infantil “Vim Ver Maria” nos dias 27, 28 e 29 de maio. A peça apresenta de forma lúdica a questão do abuso sexual infantil e do adolescente.
Foram apresentadas duas sessões por dia no Palácio da Cultura (9h30 e 14h). As escolas que participaram foram Arnaldo Moraes Ribeiro, Maria José Rios, Sebastião Jacinto e Frei José Maria Lorenzeti. A peça foi apresentada pela Associação Cultural Soarte.
“Vim ver Maria” tem como base de pesquisa os relatos cedidos por psicólogas e assistentes sociais. O objetivo do espetáculo é assegurar de forma lúdica, ações preventivas contra a violência sexual, possibilitando que as crianças de 6 a 10 anos sejam educadas a identificar o abuso precocemente e gerar atitudes de auto-proteção.
Sinopse – A peça mostra a convivência de uma família, em que Maria, filha mais nova é vítima de um abuso sexual dentro de casa, causado pelo tio que cuida da menina na ausência dos pais.
Dentro dessa narrativa o grupo desenvolve algumas situações e sentimentos que a criança vive quando passa por essa situação, como o medo, a vergonha, e em seguida as atitudes que irão levar ela a enfrentar a situação e denunciar. A peça se propõe a mostrar essa realidade para criança, de uma maneira direta, com humor, orientando a criança sobre o tema.