Acadêmicos participam de palestra sobre Abuso e Exploração Sexual

Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social - Creas, de Dois Vizinhos promoveu na quarta-feira, 22 de maio, uma palestra no Centro Cultural Arte e Vida. O evento também teve o objetivo de mobilizar para o combate e redução dos índices de violência no município.

A turma do 4º ano de Pedagogia da Vizivali, acompanhada pela professora Eliane Dutra, participou da palestra sobre o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que foi ministrada pelo promotor de Justiça da 2ª Promotoria da Comarca de Dois Vizinhos, Dr. Ronaldo de Paula Mion. Participaram da palestra, secretários, vereadores, professores, estudantes, membros do Conselho Tutelar, entre outros.

O promotor destacou que o Dia e a palestra são um convite para enfrentar o crime de abuso e exploração sexual. O Dia de Combate foi instituído pela Lei Federal 9.970/00, o que para ele é uma conquista pela luta dos direitos das crianças e adolescentes, alcançada após o caso Araceli, a menina de 9 anos que em 1973 foi brutalmente violentada e teve o seu corpo queimado por jovens de classe média alta, um crime que chocou todo o país. “Chegamos ao nível tão drástico que foi preciso criar um dia de combate”, afirmou o promotor. No entanto, destacou que o combate é constante em todos os demais dias do ano.

O promotor também ressaltou a função dos professores e pedagogos no enfrentamento ao abuso e exploração sexual. Segundo ele, devido ao longo convívio diário e pelo conhecimento das crianças e adolescentes, assim como os pais, é bastante comum os professores e pedagogos diagnosticarem os casos pelo comportamento diferenciado dos alunos. “Eu destaco nessa rede de proteção os professores e pedagogos, mas eles não trabalham sozinhos”.

Diferentemente de violência sexual, a exploração sexual, de acordo com o Dr. Mion, a exploração sexual é quando visa lucro. Em casos suspeitos deve-se sempre procurar o Conselho Tuteltar, que é autoridade máxima nesse âmbito. Em Dois Vizinhos o telefone para contato é o 9105-1222 ou o Disque Denúncia 100. 
Fonte: Assessoria de Imprensa Vizivali