Valdemir Roberto/24 Horas News
Nos bastidores da política da Grande Cuiabá tem muita gente tentando entender o que levou o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) a atravessar o Rio Cuiabá na última quarta-feira, 29, para participar de uma solenidade na Prefeitura de Várzea Grande e aproveitar a ocasião para fazer rasgados elogios ao prefeito várzea-grandense Walace Guimarães, dizendo, inclusive, que o PMDB (o partido do anfitrião) vai administrar o município por oito anos, antevendo, com o vaticínio, sua reeleição em 2016.
Pinheiro afirmou que o apoio que o PR está dando ao prefeito e ao seu vice Wiltinho Coelho, do seu partido, é muito importante para a Cidade Industrial, cuja administração está sendo normalizada, depois de muitos anos de transtornos. Quem estava presente na solenidade estranhou o discurso do deputado, já que existe uma cautela, tanto por parte do parte do PR, quanto do PMDB, sobre as discussões a respeito da eleição de 2014 para o Governo do Estado, já que hoje nenhum dos partidos têm sequer nomes para uma disputa ao Palácio Paiaguás.
Mas por decisão da direção nacional das siglas, PMDB e PR devem sair com candidaturas próprias em 2014. O deputado Pinheiro disse que o prefeito Walace precisa de apoio e o PR estará do lado do PMDB na Cidade Industrial para que Walace tenha uma boa administração para melhorar a cidade a longo prazo.
O prefeito Walace também ficou surpreso com discurso de Pinheiro. Mas destacou, por sua vez, que esse tipo de apoio é importante, pois mostra a união entre as duas siglas. Principalmente para a busca de recursos em Brasília com o empenho do governador do Estado, Silval Barbosa, dos deputados federais do PMDB e do presidente do PR, Welington Fagundes.