JBNEws
Entrega de equipamentos para conselhos tutelares deve ser feita por ministra
O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Junior, convidou a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, a participar da entrega de equipamentos aos seis Conselhos Tutelares da Capital. O convite foi feito hoje (29), em Várzea Grande, durante evento sobre enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
A ministra foi representada por Joseleno Vieira dos Santos, coordenador do Programa Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual Infanto-Juvenil, que levará o convite pessoalmente à ministra Maria do Rosário.
Os conselhos tutelares receberão veículos, computadores, impressoras e outros aparelhos. A ordem de serviço já foi expedida e a expectativa é de que a empresa faça a entrega nos próximos 60 dias. “Gostaríamos muito de poder contar com a presença da Ministra na entrega, assim como ela tem feito em outros municípios. A vinda da Ministra deverá acontecer nos próximos meses”, afirmou José Rodrigues.
Enfrentamento ao abuso e exploração sexual
Na reunião de hoje, o presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Dirceu Belarmino, afirmou que formalizará convite para que os representantes do poder público estadual e dos municípios possam acompanhar a visita técnica e a atuação da rede de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil nos municípios que sediarão a Copa das Confederações, no próximo mês.
O acompanhamento das atividades será feito de maneira preventiva e repressiva, e servirá como exemplo para que o modelo seja implantado em Cuiabá e nos municípios que sofrerão impacto no turismo em função da Copa de 2014, como Várzea Grande, Alta Floresta, Poconé, Cáceres e Nobres.
O coordenador do Programa Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual Infanto-Juvenil da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Joseleno Vieira dos Santos, informou que foi celebrado convênio da Secretaria de Direitos Humanos com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, no valor de R$ 300 mil para a realização de diagnóstico e capacitação de pessoal, no segundo semestre deste ano.
De acordo com o secretário José Rodrigues Rocha Junior, as ações precisam ser realizadas antes, durante e depois do evento Copa do Mundo de 2014. “O foco deve ser nas ações de prevenção, não só por parte da política pública de assistência social, mas também para a política de educação”, afirmou.
|